Pernambuco classificou-se com destaque para a final da tradicional Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e que será realizada neste sábado (30/08) e domingo (31/08), em Campinas (SP). Entre todos os estados do Brasil, Pernambuco ficou com o segundo maior número de equipes finalistas: 48. O problema é que os alunos e orientadores da Rede Pública estadual que vão participar do concurso até agora não receberam do governo estadual as passagens para a viagem. O Coletivo de Orientadores da ONHB de Pernambuco emitiu uma “Nota de Repúdio” contra o que classificou de “descaso do governo do estado”. Diz trecho da nota:
“É com enorme revolta que tomamos conhecimento do descaso do Governo do Estado de Pernambuco no encaminhamento da compra de passagens para estudantes e professores da Rede Pública Estadual que, com muito esforço e dedicação, conquistaram a classificação para participarem da final da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que ocorrerá na cidade de Campinas”.
[O GOVERNO ESTADUAL ACABA DE ANUNCIAR, NO INÍCIO DA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA, 28, QUE VAI COMPRAR AS PASSAGENS E TODOS IRÃO VIAJAR – VEJA A ATUALIZAÇÃO NO FINAL DESTA MATÉRIA]
A prova da final será no sábado (30). A entrega de medalhas aos vencedores, no domingo (31). As equipes são formadas por um professor de História e três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9ºanos) ou Médio, de escolas públicas e particulares. No caso das 48 equipes de Pernambuco classificadas para a final, 8 são de escolas públicas da rede estadual – são estas que se encontram sem passagens para a viagem.
A OHNB está em sua 17ª edição, que teve 225 mil pessoas, em 57 mil grupos participantes – o maior número de inscritos já registrado em todas as edições. Após seis etapas eliminatórias, passaram para a final 352 equipes, com 1,4 mil estudantes. A ONHB é considerada um projeto de extensão da Unicamp. Integra o programa “Vagas Olímpicas” da universidade – de acordo com o desempenho, os participantes concorrem a vagas diretas em cursos de graduação da Unicamp sem a necessidade de prestar vestibular/Enem. (Em 25 de junho este blog publicou matéria sobre os grupos classificados para a final da 17ª ONHB: https://blogdovandeck.com.br/nordeste-supera-por-larga-margem-o-sudeste-e-o-sul-na-olimpiada-de-historia-da-unicamp/)
O assunto repercutiu na Assembleia Legislativa, com discurso, na quarta-feira, 27, do deputado Waldemar Borges (PSB):
Veja abaixo a nota do Coletivo do Orientadores da ONHB, divulgada também nesta quarta-feira:
NOTA DE REPÚDIO
É com enorme revolta que tomamos conhecimento do descaso do Governo do Estado de Pernambuco no encaminhamento da compra de passagens para estudantes e professores da Rede Pública Estadual que, com muito esforço e dedicação, conquistaram a classificação para participarem da final da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que ocorrerá na cidade de Campinas, no dia 30 de agosto de 2025.
O fato é que foi assegurado a todos que o Governo do Estado garantiria as passagens para a participação no evento. Porém, restando menos de 48 horas para a data de partida solicitada, até agora nada foi confirmado, gerando angústia para todos os estudantes e professores envolvidos.
Ao todo, classificaram-se oito equipes de escolas estaduais, estando todas elas, até o momento, sem saber se conseguirão embarcar a tempo de participar do evento. É preciso lembrar que, na ONHB deste ano, inscreveram-se em todo o país 57 mil equipes — a edição mais concorrida de todos os tempos. Dessas, apenas 352 conquistaram vaga na grande final, sendo 48 pertencentes ao estado de Pernambuco, configurando a segunda maior delegação do país, graças às escolas públicas pernambucanas e demais instituições.
É, de fato, revoltante e triste testemunhar a negligência do poder público com a educação do estado, não valorizando os jovens que alimentam sonhos e se esforçam para conquistar reconhecimento numa sociedade tão desigual.
Desta forma, o coletivo de orientadores da ONHB de Pernambuco manifesta aqui o seu repúdio a esta postura e pede que algo seja feito para que o que foi prometido seja honrado pelo Governo do Estado.
Coletivo de Orientadores da ONHB de Pernambuco
Recife, 27 de agosto de 2025“
ATUALIZAÇÃO
No início da tarde desta quinta-feira, um dia depois da divulgação da “Nota de Repúdio” do Coletivo de Orientadores da ONHB de Pernambuco e do pronunciamento do deputado Waldemar Borges, o governo estadual anunciou a compra das passagens. O posicionamento do governo saiu nas contas oficiais @governope e @educacaopeoficial.
Eis o texto postado, na íntegra:
“Próxima parada: Campinas!
Tem estudante da Rede Estadual de Ensino de malas prontas a caminho da Grande Final da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).
A decisão do certame será realizada na cidade de Campinas, em São Paulo, nos dias 30 e 31 de agosto.
A Secretaria Estadual de Educação que está custeando as passagens aéreas dos representantes pernambucanos que participarão da competição, gesto que reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com a construção de um ambiente escolar focado na aprendizagem dos estudantes.
Ao todo serão emitidas passagens aéreas para 21 estudantes e 9 professores/coordenadores que irão representar Pernambuco na grande final da ONHB. As escolas participantes são: ETE Chico Science, em Olinda, Erem Agamenon Magalhães, em São Caetano, além da Escola de Aplicação e Colégio da Policia Militar de Pernambuco, ambas da capital pernambucana.
A SEE deseja muito sucesso a todos os estudantes e professores! Ficaremos na torcida!”