Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Raquel Lyra com Lula, em Salgueiro, em 28 de maio passado (Foto: Janaína Pepeu/Secom)

Raquel Lyra, agora, prefere manter distância de Lula

A governadora Raquel Lyra (PSD) não estará no Recife para acompanhar o presidente Lula em agenda que ele cumpre em Pernambuco nesta quinta-feira (14/08). A ostensiva ausência é reveladora de insatisfação com o governo federal. Quem vai acompanhar o presidente é a vice-governadora, Priscila Krause (PSD).

Enquanto isso, Raquel estará a mais de 700 km de distância – nos municípios de Petrolina e Ouricuri, no Sertão, onde participará de etapa do Ouvir para Mudar, programa em que ela ouve as demandas locais e faz um balanço do que a sua gestão já realizou na região. 

O presidente Lula vem a Pernambuco inaugurar a fábrica de hemoderivados da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), em Goiana, na Zona da Mata do estado, e entregar 599 títulos de regularização fundiária no Recife, no bairro de Brasília Teimosa.

FILIAÇÃO AO PSD

Raquel mudou do PSDB para o PSD em março passado, processo que teve a participação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do ministro André de Paula (Pesca e Aquicultura), do mesmo partido. Surgiram, então, especulações de que Lula poderia ter dois palanques em Pernambuco, o de João Campos (PSB) e o de Raquel. 

Este blog noticiou com exclusividade, em 23 de julho, que a possibilidade dos dois palanques estava descartada. A informação foi apurada com fonte em Brasília. Naquele dia Lula encontrou-se com João Campos, no Palácio do Planalto. A matéria pode ser acessada aqui: https://blogdovandeck.com.br/blog-apura-que-lula-tera-apenas-um-palanque-em-pernambuco-o-de-joao-campos/

Na última segunda-feira (11/08), em Brasília, Lula esteve com Raquel na entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira, mas o tratamento que ele lhe dispensou foi protocolar.

Na visita anterior de Lula a Pernambuco, em 28 de maio, os dois estiveram juntos em Salgueiro (ocasião da foto que ilustra esta matéria). Ao discursar, Raquel afirmou: “Há muito mais coisas que nos une nesse palanque do que nos separa. Época de eleição é época de eleição, aqui é lugar de união”. 

ATUALIZAÇÃO

A ausência da governadora Raquel Lyra na agenda de Lula, em Pernambuco, repercutiu intensamente durante todo o dia.

Na Assembleia, o deputado Waldemar Borges (PSB) demonstrou espanto com o gesto. “O presidente vem ao estado e a governadora vai para uma agenda no Sertão”, disse ele, acrescentando que a atitude “tem causado estranheza a todo mundo”.

“Eu não sei se há algum desencontro no campo do Lula-Lyrismo em Pernambuco, não sei se essa agenda no Sertão é tão importante assim, não sei se [a ausência] é uma determinação do partido da governadora, que tem lançado outros candidatos contra Lula”, afirmou ele.

Mais tarde foi o prefeito João Campos quem se referiu ao fato, com uma indireta sobre o gesto de Raquel. “Eu vi, eu era menino, quando o presidente Lula veio oito vezes a Pernambuco e meu pai, como governador, o recebeu todas as vezes”, destacou ele, durante o ato com Lula em Brasília Teimosa.

Por fim, a governadora, durante solenidade em Petrolina, lançou críticas, sem dar nomes, a quem estaria tentando, em Brasília, atrapalhar o seu governo. “Não pode, quem é pernambucano, que representa o nosso estado, tá trabalhando contra Pernambuco. Não pode tá querendo que a gente não pegue dinheiro, não pode tá querendo desmanchar em Brasília o que a gente faz aqui. Nós temos parceria com a Presidência da República, com o governo Lula e com todos os ministros”, disse ela.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress