Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Abertura da exposição "Ciclos de Coragem: Duas gerações, um só compromisso", em Brasília (Foto: Chico Ferreira/Divulgação)

PSB faz 78 anos, homenageia Arraes e Eduardo e defende a democracia

Com a presença de lideranças políticas de diversos partidos, foi inaugurada nesta quarta-feira (06/08), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a exposição “Ciclos de Coragem: duas gerações, um só compromisso”, que homenageia Miguel Arraes e Eduardo Campos. Agosto é um mês especial para a história do PSB: marca os 78 anos de fundação do partido (dia 6), os 20 anos da morte de Arraes (ocorrida em 13 de agosto de 2005) e vida e morte de Eduardo (nasceu em 10 de agosto de 1965 e morreu em 13 de agosto de 2014).

A mostra, promovida pela Fundação João Mangabeira (FJM), reúne imagens, documentos e registros históricos que relembram as trajetórias das suas duas principais lideranças. A visitação é aberta ao público e pode ser feita até o próximo dia 15, no Espaço Mário Covas (Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília). 

O evento desta quarta-feira contou com a presença do presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, e do líder do PSB na Câmara, Pedro Campos, ambos filhos de Eduardo e bisnetos de Arraes; das deputadas federais Maria Arraes (Solidariedade-PE), neta de Arraes, e Tabata Amaral (PSB-SP); dos deputados federais Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Renildo Calheiros (PCdoB -PE); do ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, e do presidente da FJM, Carlos Siqueira, entre outros. 

Os discursos, encerrados com a exclamação “Viva Arraes! Viva Eduardo!”, destacaram a inspiração deixada pelo legado de cada um deles. “Num momento em que a nossa democracia é tantas vezes atacada, é fundamental que o país conheça e valorize suas boas referências. Arraes e Eduardo sempre colocaram o povo à frente de qualquer interesse. Homenageá-los é lembrar que nossa vida pública deve ser, todos os dias, um exercício de luta contra as injustiças”, disse João Campos. 

O deputado Pedro Campos pontuou a importância de valorizar os exemplos da política brasileira que “verdadeiramente representam o povo” e ressaltou o caráter “inegociável” da democracia. “Arraes nos ensinou, com a própria trajetória de vida, que a democracia é inegociável. E Eduardo nos mostrou o que é ser socialista no século XXI: trabalhar para garantir igualdade real de oportunidades ao povo brasileiro. Celebrar os 78 anos do PSB homenageando essas duas figuras centrais da nossa história política é reafirmar nossos compromissos com o desenvolvimento do país”, afirmou. 

A deputada Maria Arraes enfatizou o tema da educação, alvo de experiências inovadoras nas gestões de Arraes e Eduardo. “Em tempos difíceis, onde vários políticos preferem a ignorância da população, preferem disseminar a desinformação, a gente relembrar legados como o de Eduardo e o de Miguel Arraes, que investiram tanto na educação, que fizeram do saber uma forma de liberdade para o povo pernambucano, é muito importante. A grande semelhança que existe entre os dois é o incentivo que eles deram à educação. Miguel Arraes através do Movimento de Cultura Popular, que alfabetizou milhares de crianças, adolescentes e adultos, e Eduardo Campos, com o programa Ganhe o Mundo e as escolas de tempo integral, que viraram exemplo não só para o Brasil, mas para o mundo”, comparou ela. 

O ministro Márcio França lembrou o simbolismo da data da celebração, ocorrida no mesmo dia em que parlamentares da oposição faziam protesto no Congresso, “amordaçados” como se não tivessem a liberdade de falar. “Nós nessa homenagem estamos fazendo justamente o contrário, estamos mostrando alternativas e pessoas que viveram momentos diferentes do país, mas sempre respeitando o processo democrático”, comparou ele. 

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress