Um saudoso amigo de redação tinha o costume de me perguntar, ao fim do expediente: “E aí, alguma notícia alvissareira?”. Pois bem, hoje tem uma notícia alvissareira, vem de Garanhuns (PE), e tem a ver com o sábado: a Prefeitura passou a fornecer almoço aos sábados para os alunos das cinco escolas integrais de ensino Fundamental do município. São cerca de 2.000 estudantes, do 1º ao 9º ano. E cada um deles pode levar um adulto como acompanhante. Se forem irmãos, cada um tem direito a um acompanhante. Intitulado “Sabadou na Escola”, o programa tem ainda atividades esportivas, recreativas e educativas.
Pesquisei em cada um dos estados do Nordeste se havia alguma iniciativa semelhante – não encontrei nenhuma. Se alguém souber de outro caso, avise aqui para registrarmos.
No Brasil, há um programa parecido em Sorocaba (SP), com merenda escolar aos sábados, para algumas escolas e com inscrição prévia. Em Juiz de Fora (MG), a Câmara aprovou, em julho passado, o fornecimento de merenda aos sábados, domingos e feriados, mas o projeto foi vetado pela prefeitura, sob o argumento de que violava a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orgânica do Município, porque o legislativo municipal não tem poderes para alterar o orçamento da cidade.
Há um outro item alvissareiro nesta notícia, que com certeza agradaria ao meu amigo: Garanhuns tem cinco escolas integrais municipais de Ensino Fundamental – uma delas na zona rural. Ou seja, não são escolas da rede estadual, mas da rede municipal, responsabilidade e custos do município.
INVESTIMENTO
Procurei o prefeito do município, Sivaldo Albino (PSB), para saber o investimento nestas ações (do “Sabadou na Escola”, em específico, e das cinco escolas integrais, criadas na gestão dele), mas não obtive retorno. Quando souber, atualizarei a matéria.
Por meio de suas redes sociais e comunicado à imprensa, o prefeito destacou o “Sabadou na Escola” e seu impacto educativo e social. “Esse é um projeto que acolhe, que valoriza nossas famílias e que garante que nossos estudantes além da educação de excelência, tenham também alimentação de qualidade”, afirmou ele.
A secretária municipal de Educação, Wilza Vitorino, considerou a iniciativa um marco para Garanhuns. “Este projeto é extremamente importante, pois contribui diretamente com o desenvolvimento e processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, disse ela.
O “Sabadou na Escola” ocorre neste sábado (11/10) pela segunda vez. A primeira foi sábado passado (4/10), em sua inauguração (veja abaixo vídeo da secretária Wilza Vitorino, na ocasião).