Da conquista do Grammy Latino para os palcos carnavalescos do Recife: o cantor João Gomes será um dos artistas a apresentar-se no carnaval da capital pernambucana. O nome foi confirmado pelo prefeito João Campos (PSB) nesta quinta-feira (4/12), durante anúncio da programação, no Paço do Frevo (Bairro do Recife).
João Gomes é uma das mais de 80 atrações anunciadas, locais e nacionais. Outros nomes que estarão na folia recifense são Liniker, Alceu Valença, Ludmilla, Alok e Lenine – este, um dos três homenageados da festa, juntamente com o bloco Madeira de Rosarinho, que fará 100 anos em 2026, e a chef Carmen Virgínia.
“A gente antecipa a programação para fortalecer o turismo e permitir que foliões do Brasil e do mundo se organizem com antecedência. O Carnaval do Recife segue como um dos destinos mais procurados do país”, disse o prefeito João Campos, informando que os festejos geram 60 mil empregos e trazem para a cidade uma movimentação econômica de cerca de R$ 2,7 bilhões. A previsão é que, só no Aeroporto Internacional do Recife, cheguem 310,5 mil passageiros para os festejos carnavalescos.

O tema da festa será “Carnaval do Futuro”. Segundo a secretária municipal de Cultura, Milu Megale, é exatamente o passado que permite à capital pernambucana celebrar o futuro. “Carnaval é a ancestralidade, e quem tem mais ancestralidade do que o Recife? A gente vive de passado para pensar no futuro, com garra e resistência da nossa cultura o tempo inteiro nas ruas. E é isso que a gente vai mostrar no carnaval de 2026: nossa ancestralidade, nosso passado, por isso que a gente tem futuro, que o carnaval do Recife é ontem, é hoje, é tudo. Só a gente, só o Recife pode mostrar isso dessa forma”, disse ela.
Entre as novidades de 2026, o Carnaval do Recife receberá uma edição especial da CasaBloco, que vem do Rio de Janeiro, onde o projeto é realizado, diretamente para celebrar as prévias recifenses, na Praça do Arsenal (Bairro do Recife). A CasaBloco caracteriza-se pela multiplicidade de manifestações e diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro. Grandes encontros estão prometidos entre agremiações e atrações fluminenses e pernambucanas.



