O presidente da EPTI (Empresa de Transporte Intermunicipal), Antônio Carlos Reinaux, foi exonerado na noite desta terça-feira (20/01). O governo do estado informou na manhã desta quarta-feira (21) que a saída foi “a pedido”. A EPTI é o órgão do estado responsável pelo transporte de ônibus intermunicipal no interior do estado.
Foi um relatório oficial produzido pela EPTI que originou a matéria do site Metrópoles (DF) denunciando que a Viação Caruaruense, de João Lyra Neto, pai da governadora, estava operando irregularmente no estado há pelo menos três anos, sem ser objeto de fiscalização, que é responsabilidade do governo do estado. A reportagem, publicada no último dia 14, ganhou repercussão nacional e gerou uma crise no governo do estado.
O substituto de Reinaux será um nome de confiança do Palácio, Yuri Coriolano, que era secretário executivo da Casa Civil (Coordenação Estratégica).
A mudança na presidência da EPTI é um novo desdobramento no caso. Antes, houve o anúncio do fechamento da empresa, em 16/01, e o pedido de impeachment contra a governadora, protocolado pelo deputado Romero Albuquerque (União Brasil), na segunda-feira (19). Este blog analisou as possibilidades de desdobramentos da situação, aqui: https://www.instagram.com/p/DTvBcSFkRlP/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==
VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DO GOVERNO COMUNICANDO A MUDANÇA NA EPTI
“O Governo de Pernambuco anuncia mudança na Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI). O advogado Yuri Coriolano será o novo presidente do órgão em substituição a Antônio Carlos Reinaux. Os atos de nomeação e exoneração, a pedido, estão publicados no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21).
Coriolano é, desde outubro de 2023, secretário executivo de Coordenação Estratégica da Secretaria da Casa Civil de Pernambuco, sendo bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito Eleitoral pela Escola Superior de Advocacia da OAB-PE/TRE. Também foi diretor-geral de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Saúde de Pernambuco.”



