O Blog do Vandeck apurou em Brasília que está descartada a possibilidade de Lula ter nas eleições de 2026 palanque duplo em Pernambuco – o de João Campos (PSB) e o de Raquel Lyra (PSD).
Lula terá apenas um palanque no estado, o de João, presidente nacional do PSB e atual prefeito do Recife, confirmou o blog.
Esse tipo de decisão não é algo que se anuncie com fanfarras, sua sedimentação ocorre com o tempo. Até porque ainda não estamos no momento eleitoral propriamente dito e também porque, até agora, a governadora Raquel Lyra nunca externou o desejo – pelo menos publicamente – de montar um segundo palanque.
Nesta quarta-feira (23) Lula e João almoçaram juntos em Brasília, no Palácio da Alvorada. Entre outros temas, eles trataram das disputas eleitorais em São Paulo e Pernambuco e da crise provocada pelo tarifaço de Trump.
Depois do encontro, o prefeito postou mensagem em suas redes sociais destacando o alinhamento com o governo.
“Excelente conversa sobre o atual momento do país, defesa da soberania e um conjunto de pautas importantes para o Brasil. Nosso partido seguirá, em alinhamento com o governo do presidente Lula e de Geraldo Alckmin contribuindo para o desenvolvimento de ações e de políticas públicas que melhoram a vida da população”, escreveu João.
Participaram também o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, o deputado federal Pedro Campos, todos do PSB, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, do PT. O fotógrafo da Presidência, Ricardo Stuckert, fez a foto oficial do ato: Lula apertando com as duas mãos a mão de João, e todos os demais colocando as mãos sobre as deles.
REVISTA VEJA: DESCONTENTAMENTO DO PSB
Informações da Revista VEJA, publicadas em seu site (12/07), destacaram que era profundo o descontentamento do PSB com a eventual formação do palanque duplo – caso isso viesse a acontecer, seus efeitos negativos poderiam respingar na própria aliança do partido com o PT.
A revista cita como fonte da informação “um importante interlocutor dos socialistas”, a quem atribui a seguinte frase:
“O PT em Pernambuco é nosso aliado, e nós somos aliados do PT e do presidente Lula. Como é que a gente não vai ter o apoio deles por causa de uma governadora que, no segundo turno da eleição de 2022, quando qualquer democrata declarou voto a Lula, ela não declarou voto e até hoje não disse em quem votou, até hoje não diz para que lado é, e que está em um partido que não estará com o presidente Lula?”
Nos últimos dias – agora é apuração deste Blog do Vandeck – um novo item foi acrescentado à lista dos que se mostravam contrários ao palanque duplo: a falta de reação enfática da governadora ao tarifaço de Trump.