Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Recife ficou em 1º lugar na categoria Geral (incluídos todos os municípios do Brasil) e em 1º também entre os municípios de Grande Porte (Reprodução/VEJA Negócios)

Recife conquista 1º lugar nacional em Saúde no ranking VEJA Negócios; Brejo da Madre de Deus fica em 2º em qualidade de vida 

O Recife ficou em primeiro lugar no país no segmento de Saúde do ranking “As Melhores Cidades do Brasil em 2025”, elaborado pela revista VEJA Negócios, em parceria com a agência Austin Rating, principal empresa de classificação de risco do país. O estudo é feito com base em metodologia exclusiva desenvolvida pela própria agência, o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), calculado por meio de 253 indicadores, extraídos de fontes primárias como, por exemplo, IBGE, STN, INEP e Ministério do Desenvolvimento, entre outras.

Outro destaque pernambucano no ranking foi Brejo da Madre de Deus, que conquistou o 2º lugar nacional em Qualidade de Vida, na categoria de Municípios de Pequeno Porte. O ranking tem quatro grupos: Geral; Municípios de Grande Porte; de Médio Porte e de Pequeno Porte. Brejo da Madre de Deus fica no Agreste e tem cerca de 50 mil habitantes. 

Brejo da Madre de Deus, vice-campeão nacional em Qualidade de Vida, entre os municípios de Pequeno Porte

A capital pernambucana obteve o primeiro lugar em Saúde na categoria Geral (que leva em conta os resultados de todos os 5.570 municípios brasileiros) e alcançou o primeiro lugar também na categoria de Municípios de Grande Porte. 

Segundo a Austin Rating, “a metodologia aplicada não se limita a fotografar o presente, analisa também a evolução dos indicadores ao longo de uma década, capturando a consistência das políticas públicas”. 

O resultado completo do ranking “As Melhores Cidades do Brasil em 2025” foi publicado em edição especial da VEJA Negócios, em 28/11. 

AÇÕES

Uma das iniciativas de destaque do Recife no setor de saúde é a reforma e requalificação das UBS (Unidades Básicas de Saúde). Diversos postos e policlínicas têm passado por intervenções de melhoria estrutural e tecnológica, com o objetivo de oferecer um ambiente mais acolhedor e serviços mais eficientes à população. A estratégia visa fortalecer a atenção primária, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo um atendimento mais próximo e resolutivo nos bairros.

Hospital da Criança do Recife, em construção: Centro de excelência na saúde infantojuvenil (Foto: Edson Holanda/PCR)

No âmbito da alta complexidade, destaca-se a construção que está sendo realizada do novo Hospital da Criança do Recife Antônio Carlos Figueira (HCR).  A unidade fica na Avenida Recife, no bairro de Areias, e terá 12 mil metros² de área construída. Segundo a Prefeitura, vai concentrar e aprimorar o atendimento pediátrico de referência, tornando-se um centro de excelência na saúde infantojuvenil.

“Uma boa cidade é, essencialmente, uma cidade que melhora a vida das pessoas”, afirma um dos especialistas envolvidos no estudo,  Mauricio Bouskela, coordenador do Núcleo de Economia Urbana, Cidades Inteligentes e Big Data do Centro de Estudos das Cidades — Laboratório Arq. Futuro do Insper. “Isso inclui boa mobilidade, segurança e acessibilidade — desde calçadas adequadas até o acesso a equipamentos públicos como escolas, postos de saúde e transporte”.  

Capa da edição especial da VEJA Negócios (28/11), que traz o resultado do estudo

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor