O polo automotivo da Stellantis, em Goiana (PE), vai produzir automóveis elétricos da montadora chinesa Leapmotor, com exclusividade no Brasil.
A parceria foi anunciada nesta quinta-feira (20/11), no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola.
A empresa produz em Goiana modelos da Jeep, Fiat e Ram. Com o acordo, o Brasil será o primeiro país fora da China a ter a produção de veículos da chinesa Leapmotor, criada em 2015.
“Nós temos claramente uma expectativa de crescer e crescer rápido com a Leapmotor aqui no Brasil”, disse Zola. Os modelos a serem fabricados em Goiana não foram anunciados.

A decisão encerra uma disputa acirrada com o Rio de Janeiro, que também possui um polo da Stellantis, no município de Porto Real. Em 25 de abril passado o jornal O Globo, na coluna de Lauro Jardim, informava no título de uma das notas: “Chinesa Leapmotor irá produzir seus carros elétricos no Rio”. Dizia o texto: “De sua viagem à China, Cláudio Castro fechou, na última segunda-feira, um acordo com a Leapmotor, especializada em carros elétricos”. E destacava que os carros passariam a ser produzidos no Rio de Janeiro.
A FORÇA DE GOIANA
A chegada da montadora chinesa fortalece o polo de Goiana, inaugurado em 28 de abril de 2015, pelo governador Paulo Câmara (PSB).
O empreendimento foi uma conquista do governador Eduardo Campos (PSB), com o apoio do presidente Lula, em 2010, que criaram as condições para que a Fiat (hoje Stellantis) decidisse implantar a fábrica em Pernambuco.
“Matutos também podem produzir carros”, disse Lula, em tom de brincadeira, durante o lançamento da pedra fundamental do projeto no estado, em 28/12/2010. O local escolhido foi Goiana, prevalecendo sobre a ideia inicial de Suape.
COMEMORAÇÃO DE RAQUEL
A governadora Raquel Lyra (PSD) comemorou a chegada da montadora chinesa em Goiana. “Pernambuco celebra hoje uma importante virada para o seu desenvolvimento, sendo o primeiro estado do mundo a produzir veículos elétricos da Leapmotor fora da China.É uma conquista para a geração de emprego, renda e a sustentabilidade”, disse ela, por meio de nota oficial.
De acordo com o governo do estado, a decisão da Leapmotor de instalar-se em Pernambuco é consequência de 10 meses de articulação da governadora, em conjunto com equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adepe, Porto de Suape e Secretaria da Fazenda. Esta ação teria garantido as condições logísticas, operacionais e tributárias para atrair a fabricante chinesa.
As operações em Goiana serão implantadas em três etapas: a de importação (de veículos elétricos prontos); a de montagem (a marca chinesa enviará conjuntos semimontados, e a montagem integral será realizada no polo da Stellantis em Goiana); e a de produção (instalação de uma linha de produção dedicada aos modelos elétricos, com a fabricação nacional dos veículos).



