A governadora Raquel Lyra (PSD) não estará no Recife para acompanhar o presidente Lula em agenda que ele cumpre em Pernambuco nesta quinta-feira (14/08). A ostensiva ausência é reveladora de insatisfação com o governo federal. Quem vai acompanhar o presidente é a vice-governadora, Priscila Krause (PSD).
Enquanto isso, Raquel estará a mais de 700 km de distância – nos municípios de Petrolina e Ouricuri, no Sertão, onde participará de etapa do Ouvir para Mudar, programa em que ela ouve as demandas locais e faz um balanço do que a sua gestão já realizou na região.
O presidente Lula vem a Pernambuco inaugurar a fábrica de hemoderivados da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), em Goiana, na Zona da Mata do estado, e entregar 599 títulos de regularização fundiária no Recife.
FILIAÇÃO AO PSD
Raquel mudou do PSDB para o PSD em março passado, processo que teve a participação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do ministro André de Paula (Pesca e Aquicultura), do mesmo partido. Surgiram, então, especulações de que Lula poderia ter dois palanques em Pernambuco, o de João Campos (PSB) e o de Raquel.
Este blog noticiou com exclusividade, em 23 de julho, que a possibilidade dos dois palanques estava descartada. A informação foi apurada com fonte em Brasília. Naquele dia Lula encontrou-se com João Campos, no Palácio do Planalto. A matéria pode ser acessada aqui: https://blogdovandeck.com.br/blog-apura-que-lula-tera-apenas-um-palanque-em-pernambuco-o-de-joao-campos/
Na última segunda-feira (11/08), em Brasília, Lula esteve com Raquel na entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira, mas o tratamento que ele lhe dispensou foi protocolar.
Na visita anterior de Lula a Pernambuco, em 28 de maio, os dois estiveram juntos em Salgueiro (ocasião da foto que ilustra esta matéria). Ao discursar, Raquel afirmou: “Há muito mais coisas que nos une nesse palanque do que nos separa. Época de eleição é época de eleição, aqui é lugar de união”.
Na manhã desta quinta-feira (14), Raquel postou em suas redes sociais vídeo gravado terça-feira (12/08), em que ela critica “rótulos” e diz que tem procurado soluções para os problemas do estado sem se preocupar se as ações são de esquerda ou de direita. “Não vou me encaixar em qualquer rótulo que queiram me dar”, disse ela. Veja o vídeo:
MOTIVOS PARA A AUSÊNCIA
O deputado Waldemar Borges (PSB) repercutiu na Assembleia Legislativa a ausência de Raquel Lyra na agenda com Lula (vídeo abaixo). “O presidente vem ao estado e a governadora vai para uma agenda no Sertão”, disse o parlamentar, acrescentando que a atitude “tem causado estranheza a todo mundo”.
“Eu não sei se há algum desencontro no campo do Lula-Lyrismo em Pernambuco, não sei se essa agenda no Sertão é tão importante assim, não sei se [a ausência] é uma determinação do partido da governadora, que tem lançado outros candidatos contra Lula”, afirmou ele.