O Carnaval do Recife terá 50 polos espalhados pela cidade e atrações como João Gomes, Alok, Iza, Liniker, Ludmilla, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, Alceu Valença e Lenine – este será um dos homenageados da edição. O palco principal será o do Marco Zero (Bairro do Recife), onde a folia começa já no dia 11 de fevereiro.
A programação foi anunciada na manhã desta quinta-feira (22/01) pelo prefeito João Campos (PSB), no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. “Serão cerca de três mil apresentações, 98% dessas apresentações são de artistas da nossa terra. Os grandes cachês são pagos com recursos dos patrocinadores”, informou ele.
O prefeito comemorou a indicação de quatro Oscars para o filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça. “É o Recife no Oscar. Eu fico literalmente arrepiado porque a gente tenta ser humilde, mas o Recife não deixa”, brincou ele. “Viva a cultura do Recife, viva o Agente Secreto, o cinema, o audiovisual da nossa terra, o frevo!”, completou.
O longa e o Carnaval recifense terão um reencontro especial no dia 14 de fevereiro, no espetáculo da Orquestra Popular do Recife com as participações de Almério e Flaira e o grupo Guerreiros do Passo. Este show foi apresentado na estreia do filme “O Agente Secreto”, no Festival de Cannes 2025.
FOLIA JÁ COMEÇA NESTE DOMINGO (25)
Como parte das prévias recifenses, o Bairro do Recife já tem evento, neste domingo (25), com o desfile do tradicional bloco Eu Acho é Pouco, famoso por sua irreverência política e pela batucada.
A participação do Eu Acho É Pouco integra uma promoção que é uma das novidades do Carnaval 2026 na cidade: o Circuito Leda Alves de Cultura Popular, que já começa a funcionar nas prévias. Com saídas do Cais da Alfândega, no final da tarde, agremiações irão percorrer diversas ruas do bairro até chegar à Praça do Arsenal. A iniciativa visa fomentar ainda mais a cultura do “Carnaval de chão”.
Durante as prévias, os cortejos acontecerão a partir das 17h nas sextas-feiras e das 15h em diante nos sábados e domingos, reunindo mais de 20 agremiações a cada dia. Além dos brinquedos da cultura popular, que são os protagonistas do Carnaval recifense, em suas mais diversas modalidades e variações, de urso a maracatu, boi a afoxé, clube de frevo a caboclinho, os cortejos chamarão até a vizinhança para brincar Carnaval nas ruas do Recife, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos de toda região metropolitana.
PROGRAMAÇÃO PALCO PRINCIPAL
No dia 11 de fevereiro, no Marco Zero, haverá o Ubuntu, evento que já está na 7ªa edição e reunirá 29 grupos de Afoxé. Com o tema “Deixando legado, pensando no futuro!”, a festa terá a tradicional lavagem da Avenida Rio Branco. Entre dança, música, cores e axé, os cortejos celebram o povo negro e pedem as bênçãos dos Orixás para abrir caminho à festa. O Projeto Ubuntu foi idealizado por Dona Carmem Virgínia, iabassê do Afoxé Ogbon Obá, proprietária do Altar Cozinha Ancestral e uma das homenageadas do Carnaval 2026.
No dia seguinte (12/2) começam os shows do palco principal do Marco Zero. Às 17h30, ocorre o Tumaraca, encontro de Nações de Maracatu de Baque virado que homenageia o “sagrado feminino”, e que contará com as participações especiais de Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli, além de Zezé Motta e do cantor e multi-instrumentista Altay Veloso
Às 19h30 é a vez da apresentação de Lenine, que terá a participação de Anavitória, Os Garotin, Liniker, Maestro Spock e Bongar.
Às 22h, a principal atração da noite, João Gomes, com o show ‘Dominguinho’, com Jota.Pê e Mestrinho.
O encerramento, à meia noite, será com show de Priscila Senna.
Na sexta (13), Maestro Spok abre a noite em companhia de Chico César, Orum, Bongar e Fabiana Cozza celebrando a ancestralidade negra. O restante da noite será comandado por mulheres, com shows de Vanessa da Mata, Iza e Raphaela Santos.
No sábado (14), a Prefeitura irá apresentar, pela primeira vez na cidade, o show que ganhou destaque no Cinèma Paradiso Louvre, durante a estreia de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes 2025. O espetáculo é da Orquestra Popular do Recife, com as participações de Almério e Flaira e o grupo Guerreiros do Passo. A noite será embalada ainda por Liniker e Ludmilla. Na sequência, o brega tomará conta da noite com show de Anderson Neiff e do espetáculo Recife Capital do Brega.
O domingo (15) é dia do mais brasileiro dos ritmos, o samba. A noite será aberta por Karynna Spinelli com as participações de Leyde do Banjo e Neris Rodrigues. Na sequência, a baiana Mariene de Castro se apresenta para o público, que ainda poderá curtir os shows de Pixote e Sorriso Maroto.
Na segunda (16), Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério abrem a noite, que contará ainda com a Nação Zumbi e participação de Devotos, show de Seu Jorge e encerramento por conta de Alok.
A apoteose da festa será, como sempre, na terça-feira (17), para confirmar a tradição do DNA musical pernambucano na despedida do Carnaval. A noite será aberta por Nena Queiroga. Na sequência, Geraldo Azevedo fará a alegria da plateia, que contará ainda com shows de Elba Ramalho e Alceu Valença, antes da apresentação de Maestro Spok e o Orquestrão, que irá sacudir os foliões que quiserem curtir o finalzinho do Carnaval no Marco Zero.



