Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Gilson Machado com Bolsonaro, em 10/12/2020 (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Direita vai votar em peso em Raquel Lyra se não tiver candidatura própria, avalia Gilson Machado Neto

Ao filiar-se nesta quinta-feira (12/2) ao Podemos, no Recife, Gilson Machado Neto disse que entrava no partido com o objetivo de “alavancar a campanha de Flávio Bolsonaro em Pernambuco” e para disputar um mandato de deputado federal. Sobre a eleição para o Governo do Estado, o ex-ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro avaliou que, sem uma candidatura própria, a direita vai votar na governadora Raquel Lyra (PSD). 

“Eu conheço Raquel Lyra não é de hoje e sempre acreditei nela como gestora. Agora, a direita até então não lançou um candidato. A partir do momento que a direita lançar um candidato com o qual eu me identifique, eu tenho carta branca para apoiar. Se não lançar, vai acontecer o que aconteceu na última eleição, quando o eleitorado de Bolsonaro, em peso, votou em Raquel”, disse ele. 

O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, reforçou que o partido já definiu o palanque em que estará: o de Raquel. “O Podemos está com a governadora desde o segundo turno das eleições de 2022 e ela tem o nosso apoio declarado. A gente não tem dúvida e nem está em cima do muro. O Podemos está trabalhando diuturnamente para reeleger Raquel Lyra”, garantiu ele.

O evento foi realizado no Hotel Marante, e contou com a presença da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP).

SENADO, NÃO

Em vez de concorrer ao Senado, como se cogitava antes, Gilson Machado informou que será candidato a deputado federal. “De que adianta ser [candidato a] senador, quase chegar e não chegar, feito da última vez? Sou muito mais útil à causa se tiver um mandato”, justificou. 

Nas eleições de 2022, ele ficou em segundo lugar na disputa para o Senado em Pernambuco, com 29,55% dos votos válidos. A eleita foi Teresa Leitão (PT), com 46,12%. 

Em agosto do ano passado, ele foi destituído da presidência do diretório municipal do PL no Recife pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. A decisão ocorreu numa sequência de divergências com o diretório estadual do PL, presidido por Anderson Ferreira. No ato de filiação ao Podemos, Gilson afirmou que, diante da situação, só lhe restou “colocar as tralhas embaixo do braço e procurar quem me deu guarida”.

LULA X BOLSONARO EM PERNAMBUCO

Na votação para presidente em 2022, Bolsonaro obteve em Pernambuco 29,91% no primeiro turno (1.630.938 votos). No segundo turno, 33,07%, com 1.798.832 votos. Do primeiro para o segundo turno, seu crescimento foi maior que o de Lula. 

A votação de Lula aqui foi de 65,27% no primeiro turno (3.558.322 votos) e de 66,93% no segundo (3.640.933 votos). 

Bolsonaro teve no segundo turno, em Pernambuco, 167.894 votos a mais que no primeiro, enquanto Lula, no mesmo comparativo, ampliou sua votação em 82.611 votos.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor