Pesquisa do Instituto AtlasIntel com os prefeitos de capitais mostra João Campos (PSB), do Recife, como o 5º mais bem avaliado do país. Ele aparece no levantamento com 64% de aprovação da população. O total de desaprovação chega a 31%, e 4% responderam “não sei”. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O primeiro lugar do Ranking dos Prefeitos 2025, como o Instituto denomina a pesquisa, é de Eduardo Braide (PSD), de São Luís (MA). O prefeito da maior capital do país, Ricardo Nunes (MDB), de São Paulo, ficou no 21º lugar, com a desaprovação maior que a aprovação (50% a 40%, respectivamente). Outros prefeitos de grandes capitais que pontuaram na parte de baixo da tabela foram Sebastião Melo (MDB), de Porto Alegre, em 23º, e Álvaro Damião (União Brasil), de Belo Horizonte, em 24º.
Entre os 10 mais bem colocados, há três nomes do Nordeste: Eduardo Braide, João Campos e Bruno Reis (União Brasil), de Salvador (BA), que ficou em 10º lugar.

O AtlasIntel fez pesquisa semelhante com os governadores, divulgada em 17/12 e cujos resultados você pode conferir nesta matéria do blog: Raquel tem 3ª pior aprovação entre os 27 governadores, com 55% de desaprovação
SURPRESA ENTRE OS MAIS JOVENS
Além da aprovação geral dos prefeitos, o Instituto AtlasIntel pesquisou também o índice de avaliação da gestão de cada um. Neste indicador, João Campos ficou em quarto lugar, com 51% de Ótimo/Bom, 29% de Regular e 21% de Ruim/Péssimo.
No cruzamento demográfico dos entrevistados, João Campos tem mais de 60% em todas as faixas de renda familiar (de R$ 2.000 até acima de 10.000) e na divisão por gênero (Homem/Mulher) e nível educacional (entre os que têm Ensino Superior, Ensino Fundamental e Ensino Médio – apenas neste o percentual ficou um pouco abaixo de 60%, dentro da margem de erro).

Em relação a faixas etárias, curioso observar que, segundo a pesquisa, onde ele obteve o menor percentual foi na faixa dos mais jovens, 16 a 24 anos. Aqui, houve um empate técnico: 50,2% disseram aprovar João Campos, contra 49,4% que desaprovam. A surpresa com o dado é que a aceitação do prefeito entre os mais jovens costuma ser destacada, em virtude do diálogo que ele demonstra ter com esta faixa etária.
Nesta pesquisa do AtlasIntel, as idades em que o prefeito do Recife conquistou seus melhores resultados foram a de 45-59 anos (onde desfruta de 75% de aprovação) e a dos que estão acima de 60 anos (69,8%).
Outro ponto digno de nota é quanto à divisão por grupo religioso. De acordo com a pesquisa, a menor aprovação de João Campos dá-se entre os evangélicos (36,1%), com 62,8% de desaprovação. A situação muda entre os católicos (73,5% de aprovação e 20,3% de desaprovação) e os de “outras religiões” (64,8% aprovam, 30,1% desaprovam).
A Pesquisa do AtlasIntel entrevistou 3.792 pessoas no Recife, entre os dias 06/10 e 05/12. Os resultados foram divulgados sexta-feira (19/12).



