Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Wagner Moura concorre ao prêmio de Melhor Ator (Foto: Victor Jucá/Divulgação)

Deu Brasil de novo no Globo de Ouro: três indicações para “O agente secreto”

O Globo de Ouro 2026 anunciou nesta segunda-feira (8/12), em Los Angeles (EUA), que O agente secreto, filme de Kleber Mendonça Filho, concorrerá a três prêmios: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filma de Drama, para Wagner Moura. A premiação será realizada em 11 de janeiro, também em Los Angeles. 

Não é comparando no sentido de desmerecer o outro, e sim para conhecimento das especificidades do êxito de cada um: com as três indicações, o filme supera Ainda estou aqui, que recebeu duas nomeações na edição anterior da premiação.

Naquela edição, Fernanda Torres foi eleita a Melhor Atriz em Drama por “Ainda estou aqui”, que também concorria a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.

CONFIRA OS CONCORRENTES

Wagner Moura vai disputar o prêmio de Melhor Ator em Drama com Joe Edgerton (Train Dreams), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Sinners) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).

Na categoria Melhor Filme de Drama, as outras produções indicadas foram Frankenstein, Hamnet: A Vida de Hamlet, It Was Just An Accident, Valor Sentimental e Pecadores.

Em Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, o longa brasileiro enfrentará It Was Just An Accident (França), No Other Choice (Coreia do Sul), Sentimental Value (Noruega), Sirãt (Espanha) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).

OUTRAS DISPUTAS INTERNACIONAIS

As indicações do Globo de Ouro para O agente secreto vêm se somar a outros reconhecimentos internacionais importantes do filme. Wagner Moura foi indicado esta semana ao Critics Choice Awards por sua atuação, um feito inédito na história do cinema brasileiro. O longa também concorre na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.

A produção também garantiu vaga no Spirit Award, na categoria de Melhor Filme Internacional, e ainda levou os prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator (Wagner Moura) no New York Film Critics Circle Awards.

PÚBLICO RECORDE

No Brasil, O agente secreto foi lançado em mais de 700 cinemas e 1,4 mil salas, tornando-se o filme brasileiro recordista no ano em termos de circuito de abertura. 

O longa do diretor pernambucano Kleber Mendonça é uma coprodução internacional, com a participação da CinemaScópio (produtora independente pernambucana, criada por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux), MK2 Films (francesa), One Two Films (alemã) e Lemming (holandesa). A distribuição no Brasil é feita pela Vitrine Filmes, com patrocínio da Petrobras.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor