Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Lula: "Aceitamos negociação, imposição não" (Reprodução CNN)

Lula diz que Trump “não foi eleito para ser imperador”; Casa Branca reage de imediato

A declaração do presidente Lula nesta quinta-feira (17/07), em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, uma das principais estrelas da CNN Internacional, de que Trump “não foi eleito para ser imperador do mundo”, provocou uma resposta imediata da Casa Branca. “O presidente [Trump] não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. “Vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”. 

Lula disse que não cogita romper relações com os Estados Unidos, mas não aceita “ser refém” do país. 

“Eu não sou um presidente progressista, eu sou o presidente do Brasil. Eu não vejo o Trump como um presidente de direita, eu vejo como presidente dos Estados Unidos. Ele foi eleito. Tem o respaldo do povo americano”, afirmou Lula. “Então, a melhor coisa é sentar numa mesa para conversar. Até agora, ele tem demonstrado que não tem interesse porque acha que pode fazer as tarifas que quiser”. 

Lula destacou ainda que não aceitará imposições. “Aceitamos negociação, e não imposição”, pontuou. “O Brasil gosta de negociar em paz. É assim que eu ajo, e acho que é assim que todos os presidentes deveriam agir. E penso o mesmo sobre o presidente Trump, que o Brasil é um aliado histórico dos EUA. O Brasil valoriza as relações econômicas que tem com os EUA, mas o Brasil não aceitará nada imposto a ele de outro país”. 

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress