A disputa política pernambucana já causou uma grande mudança, a maior até agora. Saiu de cena o João Campos exclusivamente gestor, técnico, focado nas entregas, e entrou um João Campos que é também um político com instinto de combate, com disposição para o confronto direto.
Isso não significa que ele deixou de ser uma coisa para ser outra, mas que incorporou também este novo perfil.
Esta mudança se verifica após a denúncia de que policiais civis teriam espionado um secretário e um assessor do prefeito.
João Campos reagiu com virulência desde o início.
Subiu o tom no último sábado (31/01, após a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que mandou a Polícia Federal investigar a operação da Polícia Civil de Pernambuco.
João Campos disse, na ocasião, que havia em Pernambuco uma “polícia paralela montada pelo Governo do Estado”.
Repetiu a dose nesta quarta-feira (4/02), durante a inauguração de uma creche na Ilha do Joaneiro. Lá ele disse que “se estivesse perseguindo as pessoas de forma ilegal, não estaria inaugurando creche atrás de creche”. No mesmo evento, criticou o golpe de 1964 e a cassação do seu bisavô, Miguel Arraes.
Até aqui o prefeito vinha cultivando o perfil de gestor técnico. Mas ele sabe mais do que nós, até porque isso está muito presente na trajetória do seu pai, Eduardo Campos, e do seu bisavô, Miguel Arraes, que embora a gestão competente seja fundamental, ela exige a administração também dos símbolos de força.
É aquele momento em que você para de falar apenas de números e passa a falar de poder.
É quando não se admite passividade diante de ataques institucionais ou pessoais.
É quando você deixa aflorar o instinto de identificar as fraquezas no movimento do oponente e de lançar-se à ofensiva. Ou seja: quando,ao sentir o cheiro de sangue, você ataca, que é uma metáfora do reino animal muito aplicada na política. O presidente Lula, por exemplo, tem esse instinto muito bem apurado. Eduardo Campos também tinha.
Esta eleição promete ser de muitos ataques.
O prefeito João Campos, ao que parece, já providenciou sua armadura.



