Este foi o dado que mais me surpreendeu na pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada pela CNN, nesta quinta-feira (11/12). A governadora Raquel Lyra, que está em seu terceiro ano de mandato, aparece como o nome mais rejeitado na corrida pelo governo do estado. Confira:
REJEIÇÃO
Raquel Lyra (PSD): 46%
Ivan Moraes(PSOL): 29%
João Campos (PSB): 28%
Eduardo Moura (NOVO): 23%
Atenção para um detalhe importante: o percentual aqui não é sobre aprovação ou desaprovação da gestão de Raquel ou João. É o percentual dos que disseram que não votariam em cada um dos candidatos apresentados.
Em relação à avaliação do governo Raquel Lyra, os números da pesquisa Real Time Big Data foram:
BOM/ÓTIMO: 27%
REGULAR: 44%
RUIM/PÉSSIMO: 27%.
O levantamento mostra ainda que a aprovação do governo é de 50%, e a desaprovação, 47%.
CENÁRIO ESTIMULADO
Na pesquisa estimulada para o governo, o prefeito João Campos mantém a liderança confortável que diversos institutos têm registrado nos últimos meses: ele pontuou 55%, contra 28% de Raquel Lyra.
Eduardo Moura teve 7%, e Ivan Moraes, 3%.
O levantamento foi realizado em 9 e 10 de dezembro, com 1.200 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
VÍDEO
No dia anterior (10/12) analisei em vídeo os riscos para a imagem do governante quando ele encarna o perfil do “reclamão”. É uma análise geral, sem mencionar governantes A ou B. Confira abaixo:



