Por meio de nota encaminhada à imprensa nesta quinta-feira (25/9), o Governo de Pernambuco anunciou a substituição do secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, que estava no cargo desde o início do mandato da governadora Raquel Lyra (PSD). No lugar dele entra o auditor fiscal Flávio Martins Sodré da Mota, cuja nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26/9). “Agradeço a Wilson de Paula pela sua contribuição à frente da Secretaria da Fazenda desde o início da nossa gestão e dou boas-vindas a Flávio nesta nova missão”, afirma a governadora, no comunicado.
A nota não informa o motivo da mudança. A substituição de Wilson José de Paula acontece uma semana depois de o trabalho dele ter sido destaque na avaliação fiscal realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), divulgada no último dia 17. “O Estado conquistou a nota B+ na Capacidade de Pagamento (CAPAG) e, ao mesmo tempo, garantiu novamente a nota máxima (A) no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), com índice de 97,17% de aproveitamento”, diz informe do Governo do Estado deste dia, afirmando que “Pernambuco obteve destaque duplo” na classificação fiscal da STN.
Ao comentar o resultado, o então secretário Wilson José de Paula elogiou o que chamou de “seriedade da gestão da governadora Raquel Lyra” e afirmou: “Mais do que uma conquista técnica, essa classificação mostra que estamos construindo um Estado mais equilibrado, capaz de investir no presente e garantir um futuro mais sustentável para os pernambucanos”.
Como secretário, ele atuou como uma espécie de “rígido xerife do cofre”. Esteve à frente das ações do plano de controle do gasto público lançado pelo governo em 2023, que previa, entre outras coisas, reduzir as despesas com serviços de consultoria, aquisição de combustíveis e lubrificantes e diárias, hospedagens e passagens. Naquele ano, relatório da STN, que é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, apontou Pernambuco como o estado do Nordeste que mais economizou no custeio da máquina pública.
Wilson José de Paula é de Brasília, onde morava até ser convidado para a Secretaria da Fazenda em Pernambuco. Ele é auditor fiscal de carreira da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF) há 27 anos, tendo exercido funções fins na Secretaria e exercido os cargos de Secretário Adjunto e Secretário da Fazenda.
Em 4 de novembro de 2024 ele recebeu na Assembleia Legislativa o título de Cidadão Pernambucano, proposto pela deputada governista Débora Almeida (PSDB). “O trabalho na Fazenda é silencioso, invisível e, muitas vezes, impopular”, disse a parlamentar, na ocasião. “Mas, para além dos números positivos, esta homenagem é a maior prova de que você tem estado à altura desse desafio. Para nós, é um orgulho ter você como secretário da Fazenda no Estado de Pernambuco”.
NOVO SECRETÁRIO

Flávio Martins Sodré da Mota é coordenador do Tesouro Estadual desde 2023. É engenheiro eletrônico, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1992, ano em que foi nomeado auditor fiscal da Fazenda estadual. Também exerceu as funções de diretor de Planejamento e Controle da Ação Fiscal.
————————————————————————————————————–
ATUALIZAÇÃO
Na tarde desta quinta-feira, Wilson José de Paula se pronunciou pelo Instagram da Secretaria da Fazenda. Fez os agradecimentos de praxe e não se referiu a motivos de sua saída.
Confira a despedida dele, na íntegra:
“Ao final de 2022, recebi da Governadora Raquel Lyra o convite para assumir a Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Hoje, encerro este ciclo com a certeza de ter dado o meu melhor para fortalecer as finanças do Estado e contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco.
Durante esse período, trabalhamos para equilibrar as contas públicas, ampliar os investimentos, modernizar a gestão e fortalecer o diálogo com o setor produtivo e com as instituições de controle.
Esses avanços só foram possíveis graças à dedicação dos auditores fiscais e servidores da Sefaz, à parceria dos secretários de Estado, ao apoio da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Deixo um agradecimento especial à Governadora Raquel Lyra pela confiança em meu trabalho e pela parceria ao longo desta caminhada.
E registro, também, a gratidão ao povo pernambucano, que me acolheu com respeito e amizade, mesmo eu tendo chegado de Brasília muitas vezes visto como “estrangeiro”.
Pernambuco, no entanto, é parte das minhas origens: é terra da minha mãe e da minha avó, de São José do Belmonte, e aqui reencontrei minhas raízes.
Por fim, agradeço à minha família pelo apoio e pela compreensão diante das ausências e da rotina intensa que esta missão exigiu.
Despeço-me com emoção, mas também com serenidade. Pernambuco estará para sempre no meu coração.
Wilson José de Paula”