Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Secretária de Administração do Recife, Maíra Fischer; João Campos e Leany Lemos, CEO do Instituto Trajetórias: Parceria (Foto; Divulgação)

Recife vai oferecer bolsas para servidores cursarem mestrado em Yale (EUA) e em outras universidades do exterior

A Prefeitura do Recife vai conceder bolsas de estudo e ofertas de crédito subsidiado para servidores cursarem mestrado em universidades de renome internacional, como Yale (EUA), University College London e Imperial College London (Reino Unido), Mcgill (Canadá) e Hertie School (Alemanha), entre outras. Nos próximos anos, 30 funcionários devem ser beneficiados. O edital com o detalhamento da medida será lançado no início de 2026.

O acordo para a realização do programa foi assinado nesta segunda-feira (20), em São Paulo, entre a Prefeitura e o Instituto Trajetórias (SP), durante o evento “Conexão Global – Transformando a Trajetória de Talentos Brasileiros”. O instituto é uma entidade sem fins lucrativos criada em setembro de 2024 com o objetivo de viabilizar o acesso de talentos brasileiros a cursos de mestrado em universidades de excelência do exterior. Conta com o apoio das fundações Lemann e VélezReyes+.

“Nunca, na história do Recife, a gente teve um programa formalizado para garantir bolsas de formação, de pós-graduação fora do país”, afirmou o prefeito João Campos (PSB). “A gente celebra essa parceria entre a Prefeitura e o Instituto Trajetórias. Vamos garantir a bolsa de pelo menos 30 servidores para estudarem nas melhores universidades do mundo, olhando para áreas estratégicas: saúde, educação, inovação, mobilidade, gestão de dados”.

A secretária de Administração do Recife, Maíra Fischer, destacou o impacto profissional e pessoal que a experiência pode trazer para o servidor. “O servidor é o diferencial da gestão pública. Valorizar e investir nele é fundamental para oferecer à população uma cidade mais inovadora, eficiente e preparada para os desafios”, disse ela. “Além da questão técnica, essa formação é valiosa pelas conexões que são feitas. São ganhos imensuráveis para o profissional e para a vida.”

GOVERNADORES

A iniciativa de promover o intercâmbio de servidores para fazer mestrado no exterior é inédita no país, segundo o Instituto Trajetórias. Além do Recife, o Rio Grande do Sul também fez parceria com o instituto, e concederá 50 bolsas para servidores estaduais e 150 para o público geral. “Quando falamos em desenvolvimento, muitas vezes pensamos em infraestrutura, tecnologia e inovação. Tudo isso é fundamental, mas nada acontece sem pessoas, talentos, cérebros preparados para enfrentar os desafios do nosso tempo”, ressaltou o governador Eduardo Leite (PSD). Ele e João Campos participaram de um dos painéis do evento “Conexão Global”, juntamente com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD).

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress