Após dois anos consecutivos no 2º lugar, Pernambuco assumiu a liderança de criação de galinhas no Nordeste, superando o Ceará por uma diferença de 14 mil aves. Os dados são da Pesquisa Pecuária Municipal de 2024 (PPM), realizada pelo IBGE. O levantamento mostrou também que o município São Bento do Una, no Agreste pernambucano, está em 3º lugar no país em dois indicadores: no rebanho de galinhas e na produção de ovos.
O total de galinhas de Pernambuco no ano pesquisado (2024) chegou a 16,261 milhões, com um crescimento em relação ao ano anterior de 18,6%. No Ceará, no mesmo período, o total de galinhas foi de 16,247 milhões, com alta de 4,7%.
No ranking nacional, liderado por São Paulo (56,7 milhões), Pernambuco fica no 7º lugar, e o Ceará no 8º.
MUNICÍPIOS

Entre os municípios, São Bento do Una aparece em 3º lugar no Brasil, com 5,9 milhões galinhas, atrás apenas de Santa Maria de Jetibá (ES), com 14,8 milhões, e Bastos (SP), 11,6 milhões.
Os três municípios ocupam as mesmas colocações no indicador de produção de ovos.
Na categoria Galináceos (que inclui, além das galinhas, também perus, frangos e codornas, entre outras aves), São Bento do Una está em 2º lugar no Brasil. Em primeiro, Santa Maria de Jetibá.
Com informações da PPM 2024 e Diário do Nordeste.