O hábito de correr virou o figurino da vez na política brasileira. Não importa o cargo (de presidente a prefeito), partido ou ideologia: parece que, se não postar um vídeo correndo, a gestão não engrena. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos), é o exemplo mais recente dessa tendência (vejam o vídeo abaixo).
Trabalhei em campanhas eleitorais no início dos anos 1990 e a regra de ouro para os políticos (homens), na época, era aparecer nos atos sem paletó e com as mangas da camisa dobradas: o famoso visual ‘mãos à obra’, de que está “pronto para o serviço”.
Hoje, a mensagem mudou.
Não basta mais estar pronto para o serviço; é preciso demonstrar fôlego, vigor e agilidade, tentando passar a ideia de que o político é rápido, dinâmico e imprime estas características a sua gestão. Sai o estilo “operário da gestão pública” e entra o do “gestor dinâmico”.
Mas o aspecto principal dessa mudança, quero crer, é que ela surgiu do ventre da comunicação das redes sociais, não do marketing político em si.
Vocês preferem um comunicado institucional rígido e estático ou uma prefeita correndo e apresentando as maravilhas de um bebedouro que tem água gelada e reserva uma função especial para os pets?… Qual dessas duas opções tem mais atrativos não só para fisgar a atenção, como para reter a atenção?…
Pronto, taí a resposta.
A nova tendência da política brasileira é uma adaptação aos algoritmos das plataformas das redes sociais.
Tanto para reter a atenção por mais tempo, o que acontece com imagens em movimento, em comparação com as estáticas, quanto para o conteúdo preencher os requisitos que o farão ser mais distribuído pelas plataformas.
O novo formato permite cortes rápidos e edição que fazem uma lipoaspiração no tom enfadonho dos informes institucionais, gerando mais visualizações, curtidas e engajamentos.
UMA ÚLTIMA PALAVRA
Noves fora a comunicação, parece muito interessante essa ideia do Hidrataju, da bela capital sergipana. São “totens de hidratação modernos”, diz a linguagem oficial (Graciliano Ramos preferiria chamá-los de bebedouros, mas isso não vem ao caso agora). Eles disponibilizam água filtrada natural e gelada, têm um espaço reservado para uso de pets e dispõem da função “refresh”, voltada especialmente para pessoas em atividades físicas.
O aparelho vai beneficiar não apenas quem corre na praia, mas igualmente os ambulantes, comerciantes, agentes de limpeza, guardas, trabalhadores, transeuntes em geral e quem quer que esteja passando próximo a um deles e queira hidratar-se (ou “matar a sede”, como diria Graciliano).
Segundo a Prefeitura, numa primeira etapa serão instalados seis Hidratajus, em pontos turísticos da capital.



