Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Prefeita de Aracaju, Emilia Corrêa, lança o "Hidrataju", um "totem de hidratação moderno" a ser instalado em alguns lugares da cidade (Foto: Felpe Bass/Ascom)

Nova tendência da política brasileira é aparecer correndo e falando 

O hábito de correr virou o figurino da vez na política brasileira. Não importa o cargo (de presidente a prefeito), partido ou ideologia: parece que, se não postar um vídeo correndo, a gestão não engrena. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos), é o exemplo mais recente dessa tendência (vejam o vídeo abaixo).

Trabalhei em campanhas eleitorais no início dos anos 1990 e a regra de ouro para os políticos (homens), na época, era aparecer nos atos sem paletó e com as mangas da camisa dobradas: o famoso visual ‘mãos à obra’, de que está “pronto para o serviço”. 

Hoje, a mensagem mudou.

Não basta mais estar pronto para o serviço; é preciso demonstrar fôlego, vigor e agilidade, tentando passar  a ideia de que o político é rápido, dinâmico e imprime estas características a sua gestão. Sai o estilo “operário da gestão pública” e entra o do “gestor dinâmico”. 

Mas o aspecto principal dessa mudança, quero crer, é que ela surgiu do ventre da comunicação das redes sociais, não do marketing político em si. 

Vocês preferem um comunicado institucional rígido e estático ou uma prefeita correndo e apresentando as maravilhas de um bebedouro que tem água gelada e reserva uma função especial para os pets?… Qual dessas duas opções tem mais atrativos não só para fisgar a atenção, como para reter a atenção?… 

Pronto, taí a resposta. 

A nova tendência da política brasileira é uma adaptação aos algoritmos das plataformas das redes sociais. 

Tanto para reter a atenção por mais tempo, o que acontece com imagens em movimento, em comparação com as estáticas, quanto para o conteúdo preencher os requisitos que o farão ser mais distribuído pelas plataformas. 

O novo formato permite cortes rápidos e edição que fazem uma lipoaspiração no tom enfadonho dos informes institucionais, gerando mais visualizações, curtidas e engajamentos.  

UMA ÚLTIMA PALAVRA

Noves fora a comunicação, parece muito interessante essa ideia do Hidrataju, da bela capital sergipana. São “totens de hidratação modernos”, diz a linguagem oficial (Graciliano Ramos preferiria chamá-los de bebedouros, mas isso não vem ao caso agora). Eles disponibilizam água filtrada natural e gelada, têm um espaço reservado para uso de pets e dispõem da função “refresh”, voltada especialmente para pessoas em atividades físicas.

O aparelho vai beneficiar não apenas quem corre na praia, mas igualmente os ambulantes, comerciantes, agentes de limpeza, guardas, trabalhadores, transeuntes em geral e quem quer que esteja passando próximo a um deles e queira hidratar-se (ou “matar a sede”, como diria Graciliano).

Segundo a Prefeitura, numa primeira etapa serão instalados seis Hidratajus, em pontos turísticos da capital.

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Vandeck Santiago é jornalista e escritor. Trabalhou na VEJA, Folha de S. Paulo e Diario de Pernambuco. Venceu 15 prêmios jornalísticos, entre os quais o Prêmio Esso, o Prêmio Embratel e o Prêmio BNB. É autor de “Pernambuco em chamas – A intervenção dos EUA e o golpe de 1964” (CEPE, 2016) e de “Josué de Castro – o gênio silenciado” (Instituto Maximiano Campos, 2008).