Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Prova será na manhã deste sábado; entrega de medalhas é no domingo. Participam alunos de todos os estados (Foto: Pedro Amatuzzi/Comunicação ONHB/2024

Nordeste chega como favorito à final da 17ª ONHB – hoje (30/08), em Campinas (SP)

A final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) tem a participação de todos os estados do Brasil e é disputada por equipes de três estudantes (do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Fundamental, das redes pública e privada). Cada grupo tem um professor orientador, que não participa da prova. Ano passado, na 16ª edição da ONHB, os três primeiros lugares foram conquistados por estados do Nordeste: Pernambuco ficou com o 3º lugar, a Bahia com o 2º e o Ceará com o 1º. 

Neste sábado (30/08), um total de 1,4 mil estudantes, de 352 equipes, participam da final, com a prova sendo realizada das 9h às 12h, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que promove a Olimpíada – uma das mais tradicionais competições de conhecimento do país. A entrega das medalhas (Ouro, Prata e Bronze) ocorre domingo (31/08). Pernambuco é o estado com o segundo maior número de equipes na final: 48, sendo 40 de escolas privadas e oito de escolas públicas. 

Estas equipes das escolas públicas de Pernambuco viajaram para Campinas nesta sexta-feira (29), véspera da prova, após um problema com as passagens – no aeroporto do Recife, a companhia informou que as passagens não haviam sido pagas e, por isso, os alunos e professores não puderam embarcar no voo previsto, das 13h. O embarque aconteceu em outro voo, às 17h. Em nota oficial, o governo do estado informou que “o pagamento integral já havia sido feito à empresa responsável pela emissão dos bilhetes” e que “a empresa será notificada quanto ao não embarque dos estudantes no voo reservado previamente”. Já estão todos em Campinas: são 30 pessoas, entre estudantes e professores. 

Não houve nenhum problema com a viagem das equipes das escolas privadas – a passagem deles não é custeada pelo governo do estado, e sim pelos pais dos alunos e pelas instituições onde estudam. 

REGIÕES

Os três estados que venceram a ONHB do ano passado são os mesmos que, em 2025, possuem o maior número de equipes na final. A liderança é do Ceará, com 107 equipes; depois vêm Pernambuco, 48, e Bahia, 33. O quarto lugar é do estado de São Paulo, com 19 equipes classificadas. 

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress