Em discurso na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (02/02), a governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que “o futuro não se constrói com gritos”, mas com trabalho, união e coragem.
“O que o nosso povo espera de nós, Executivo e Legislativo, não é barulho, não é distração, não é política pequena. O que o povo espera é trabalho, união de propósito e coragem para construir o futuro”, declarou.
O presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto (PSDB), que era seu aliado no início de governo e hoje é oposição, discursou antes, criticando o que chamou de “motivos inconfessáveis” dos que desejam o Legislativo como um “poder subserviente”.
BALANÇO
Raquel Lyra fez um balanço dos primeiros três anos da sua gestão, destacando a importância do papel dos demais Poderes e ressaltando que 2026 deve ser um ano de “ainda mais responsabilidade política”, em que as necessidades dos pernambucanos devem estar acima de qualquer disputa.
Entre os avanços mencionados, a gestora disse que Pernambuco alcançou em 2025 a menor taxa de mortes violentas da sua série histórica. Também citou ações importantes que saíram do papel, como o Arco Metropolitano e a concessão parcial da Compesa. No campo social, falou do combate à pobreza por meio do Programa Mães de Pernambuco e as cozinhas comunitárias espalhadas por todas as regiões do Estado.
“O futuro se constrói com trabalho. O futuro se constrói com união. União de propósito. União em torno do que realmente importa: melhorar a vida das pessoas. Vamos seguir avançando sem deixar ninguém para trás”, declarou Raquel Lyra, que estava acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause e secretários estaduais.
No fim da sua fala, a gestora reafirmou seu compromisso de “governar com seriedade”. E continuou fazendo um chamado à Assembleia para “manter Pernambuco acima de qualquer disputa”, de forma que possam “discordar, debater, fiscalizar, mas sempre com a consciência de que o Estado é maior do que qualquer projeto individual”.
Líder do governo na Alepe, a deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil) também discursou na sessão de retomada dos trabalhos legislativos. “O povo de Pernambuco sabe separar o discurso vazio da entrega real. E as entregas estão aí. O Programa Juntos Pela Segurança levou Pernambuco, em 2025, a alcançar o menor índice de roubos dos últimos 15 anos. Na área social, o Pernambuco Sem Fome tirou 146 mil pessoas da fome extrema. O Mães de Pernambuco já beneficiou mais de 135 mil mulheres com mais renda, autonomia e dignidade”, disse.
“Que possamos ter um ano de muito diálogo, maturidade política e respeito recíproco, para que as diferenças sejam tratadas com civilidade e as decisões tomadas com responsabilidade. Os pernambucanos e pernambucanas esperam de nós compromisso, trabalho e resultados, e é isso o que devemos entregar”, finalizou a parlamentar.



