Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Lula, Eduardo Campos e o então presidente mundial da Fiat, Sergio Marchionne, no lançamento da pedra fundamental da fábrica da Fiat, em 28/12/2010 (Foto: Roberto Stuckert/PR)

“Matuto faz carro”: Dos 10 estados que produzem automóveis no Brasil, 3 são do Nordeste

Foi momentos após esta foto, em Pernambuco, que Lula disse em discurso que o “matuto” também podia produzir carros. Ele esteve aqui para lançar a pedra fundamental da Fiat (hoje Stellantis) no estado. O governador Eduardo Campos (PSB) estava ao seu lado. Era uma terça-feira, 28 de dezembro de 2010, faltando três dias para o presidente deixar o cargo – nem o mais criativo dos roteiristas imaginaria o que o futuro reservava para os dois…

Mas o fato é que o polo automotivo da agora Stellantis consolidou-se, em Goiana, na Zona da Mata. Foi inaugurado em 28 de abril de 2015, no governo Paulo Câmara, e já atingiu a marca de mais de 2 milhões de carros produzidos. Gera mais de 14.700 empregos diretos e criou uma ampla cadeia de fornecedores locais. 

Em 2025, o setor automotivo de dois outros estados do Nordeste voltou a crescer, após uma profunda crise em 2021, que levou à saída do país da montadora Ford, dos Estados Unidos, e ao fechamento de suas fábricas no Ceará (em Horizonte) e na Bahia (em Camaçari), provocando desemprego e impactando negativamente a economia local. 

Em Camaçari a Ford fabricava os veículos Ford KA e EcoSport; em Horizonte, jipes da marca Troller. Em comunicado divulgado em 11 de janeiro de 2021, a empresa informou que a decisão de fechar as fábricas e  deixar de produzir no país havia sido tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”. A Ford instalou-se na Bahia em 2001, mas estava no Brasil desde 1919. 

Cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Fiat em Pernambuco, em 28/12/2010 (Foto: Divulgação)

CENÁRIO DE HOJE

Na Bahia, o complexo industrial antes ocupado pela Ford em Camaçari agora abriga a fábrica da gigante automobilística chinesa BYD – a maior unidade da montadora fora da Ásia. Sua inauguração foi nesta quinta-feira (9/10), com a presença de Lula e do fundador e presidente mundial da BYD, o bilionário Wang Chuanfu. Investimento de R$ 5,5 bilhões e previsão de produção de 150 mil veículos (elétricos e híbridos) numa primeira etapa, com previsão de chegar a 300 mil posteriormente. 

Em Horizonte, onde também antes funcionava a Ford, foi instalada uma planta multimarcas – projeto inédito no país, caracterizado pelo fato de que diferentes marcas de automóveis podem usar a mesma infraestrutura para montar seus veículos. No início de setembro passado foi anunciada a primeira marca a instalar-se em Horizonte: a GM, que vai produzir lá o primeiro SUV 100% elétrico do país, o Chevrolet Spark EUV. 

Além de Pernambuco, Bahia e Ceará, eis os demais estados do Brasil que produzem carros de passeio e picape: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro (Sudeste); Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Sul) e Goiás (Centro-Oeste). 

O TRECHO CITADO DO DISCURSO DE LULA EM 28 DE DEZEMBRO DE 2010, NO LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA FIAT (HOJE STELLANTIS), EM PERNAMBUCO

“Um matuto que corta cana não produziu um carro porque ainda não deram chance a ele de produzir um carro”

E hoje é com muito orgulho que eu estou aqui lançando a pedra fundamental de uma empresa importante como a Fiat, que resolveu vir para o Nordeste não porque o Lula é pernambucano ou porque o Eduardo Campos tem os olhos azuis, não é por isso. Ela veio para cá porque, inteligente do jeito que é, a direção da Fiat tem estudos sobre o desenvolvimento do Nordeste brasileiro. E ela sabe que esta região aqui, que aparecia nos gráficos do IBGE como a região que tinha apenas mais analfabetos, mais desnutrição, mais mortalidade infantil e mais desgraça, esta região agora aparece… já temos quatro vezes mais doutores do que a gente tinha oito anos atrás, doutores formados. Já temos indústria naval, já temos indústria petroquímica, já temos muitas escolas técnicas e já temos muitas escolas profissionais formando cada homem e cada mulher, para que as pessoas entendam que um matuto que corta cana não produziu um carro porque ainda não deram chance a ele de produzir um carro.” 

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Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
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