Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

João Campos e Lula, no Palácio do Planalto, nesta terça, 10/2 (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

João Campos discute as eleições com Lula em Brasília e diz que o encontro lhe deixou “animado e seguro”

Ao fim de encontro com o presidente Lula, nesta terça-feira (10/2), no Palácio do Planalto, em Brasília, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse que saiu da conversa  “animado e seguro”. Segundo ele, a reunião tratou da reafirmação da parceria política entre o PSB e o PT e discutiu a construção de alianças eleitorais em todo o país. “Essa construção no Brasil inteiro vai ser muito harmônica. Os dois partidos estarão lado a lado”, afirmou ele, que é presidente nacional do PSB.

“Saio da reunião muito animado e seguro com a parceria que o PSB e o PT têm no Brasil inteiro, nas eleições estaduais, nos palanques estaduais que serão montados, em candidaturas que serão lançadas à majoritária, nas chapas proporcionais feitas”, destacou João Campos.  

Ele contou que a conversa foi “franca, verdadeira e amistosa” e ressaltou a importância de manter o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como peça central na chapa presidencial. De acordo com o prefeito, essa posição já foi externada ao comando de seu partido e apresentada como prioridade da legenda.

A ênfase do prefeito ao definir que o resultado do encontro lhe deixou não só “animado”, como também “seguro”, soa como se duas especulações surgidas durante a semana tivessem sido contidas: a primeira, de uma eventual substituição de Alckmin na vice na chapa presidencial das próximas eleições; a segunda, sobre uma postura de neutralidade que Lula manteria nas eleições de Pernambuco, solicitação que lhe teria sido feita pela governadora Raquel Lyra (PSB) para apoiá-lo, segundo matéria publicada segunda-feira (9/2) na Folha de S. Paulo, na coluna “Painel”, de Fábio Zanini.

“O presidente sabe que o nosso partido é importante nessa construção. Tenho absoluta tranquilidade de que Lula e o vice-presidente Alckmin vão conduzir isso da melhor forma possível, com muita confiança, respeito e até carinho pessoal”, afirmou João Campos.

O prefeito também elogiou a relação entre Lula e Alckmin, classificando-a como sólida e baseada na confiança política. Para ele, eventuais tratativas entre os dois devem ocorrer em um ambiente de diálogo e entendimento, sem gerar preocupações para o PSB.

Após a reunião, o prefeito seguiu viagem para Goiás, onde participou de um evento do PSB. O encontro entre o prefeito e Lula ocorreu em meio às articulações políticas para os próximos ciclos eleitorais e reforça o movimento de alinhamento entre PSB e PT, aliados desde a eleição presidencial passada.

Com informações do Correio Braziliense. 

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor