Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Jamil Chade lança no Recife “Tomara que você seja deportado”

Antes de qualquer coisa, vamos nos programar: o lançamento é nesta quinta-feira (07), na Fundaj do Derby (Rua Henrique Dias, 609), a partir das 19h. Haverá um bate-papo com a participação do senador Humberto Costa (PT) e mediação do jornalista Rossini Barreira. O autor é o jornalista e escritor Jamil Chade, correspondente há décadas no exterior e com 9 livros na bagagem – três deles finalistas do Prêmio Jabuti. O cineasta Walter Salles assina o prefácio, destacando a qualidade jornalística da obra e sua profundidade como “um ensaio de grande lucidez sobre como podem sucumbir as democracias”.  

Pelo título do livro, a gente vê logo do que se trata – a política de imigração do governo Trump e o desastre humanitário que ela acarreta. São 48 textos inéditos e outros que o autor publicou no UOL, enfocando o período que vai desde a campanha eleitoral até os dias atuais. 

Jamil Chade não escreveu “de longe” – o livro é fruto de experiência pessoal e profissional vivida por ele nos Estados Unidos, em lugares como Nova York, Washington, Arizona, Mississipi, Arkansas e fronteira com o México. Ele percorreu o interior do país, esteve em abrigos de imigrantes, conversou com pessoas que tiveram familiares deportados.

Em um dos episódios, ele viu a xenofobia e a discriminação cruzarem a fronteira da porta de sua própria casa. Aconteceu com seu filho menor, que estudava numa escola primária de Nova York e, um dia, ouviu outra criança lhe dizer, em tom de ofensa: “Tomara que você seja deportado”. 

A deportação se enraizara a tal ponto que já era instrumento de ofensas entre crianças, espantou-se Chade, atribuindo o fato ao cenário devastador que se impusera no país.

“Tomara que você seja deportado” traz o alerta de que políticas como esta da imigração do governo Trump não se encerram em si mesmas – tal qual um monstro que nunca está saciado, ela impulsiona outras, expandindo-se local e globalmente. 

Em texto recente no UOL, Chade conta que, ao assistir a um canal de TV dos EUA que apoia a política trumpista, ouviu a apresentadora defender, com insistência, que a deportação não deveria limitar-se aos chamados “imigrantes ilegais”, poderia estender-se aos “legais”. 

“É hora de debater quem merece estar aqui”, disse a apresentadora, conforme o relato de Chade. 

O arremate dele: “Todos nós sabemos como essa história acaba.”

BIO 

Jamil Chade – Jornalista e escritor, venceu diversos prêmios no Brasil e no exterior pela defesa da democracia e dos direitos humanos. “Tomara que você seja deportado” é o seu 9º livro. É embaixador do Instituto Adus, membro do conselho do Instituto Vladimir Herzog e integrante da equipe de pesquisa sobre Memória, Justiça e Verdade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Também foi pesquisador da Comissão Nacional da Verdade.

Rossini Barreira – Jornalista graduado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), é pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Valladolid (Espanha). Foi repórter e editor de Política do Jornal do Commercio, assessor de comunicação dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Defesa e da Segurança Pública. Coordenou a comunicação do Porto Digital do Recife, do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e de várias campanhas eleitorais. Atualmente, é secretário de Comunicação da Prefeitura de Camaragibe-PE. 

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress