Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Lula, Raquel e João, no Palácio do Planalto, para tratar do Metrô do Recife (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Governo Lula anuncia R$ 4 bi para Metrô do Recife, que será estadualizado e depois privatizado

O presidente Lula reuniu em Brasília a governadora Raquel Lyra (PSD), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), parlamentares da bancada federal pernambucana e ministros (como Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos) para anunciar a reestruturação do Metrô do Recife. Hoje pertencente à CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos, do governo federal), o Metrô será primeiro estadualizado, passando para o controle do governo do estado, e depois privatizado, o que está previsto para ocorrer em 2027. O governo federal, por meio do Ministério das Cidades, vai investir R$ 4 bilhões nos cinco primeiros anos após a concessão para o grupo privado (o contrato de concessão terá prazo de 30 anos). Entre outras coisas, os recursos viabilizarão a aquisição de 18 novos trens e quatro novos veículos leves sobre trilhos (VLTs). 

No encontro, ocorrido no Palácio do Planalto, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a União e o Estado de Pernambuco. O objetivo é estruturar a estadualização – o projeto de transferência de ativos da CBTU para o governo estadual, com base em estudo elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Estamos aqui dizendo ao povo de Pernambuco que vamos melhorar o transporte urbano do estado, começando pela região metropolitana, garantindo o direito de ir e vir das pessoas, com trens mais confortáveis e menos tempo de deslocamento”, disse o presidente Lula.

A governadora Raquel Lyra destacou a necessidade de soluções estruturantes para o transporte público. “Desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso de enfrentar os desafios da mobilidade urbana e de buscar soluções estruturantes para o transporte público. Hoje damos um passo decisivo nessa direção com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Governo Federal, o BNDES e o Governo de Pernambuco. Essa ação fortalece o nosso trabalho com a melhoria do transporte público, a qualidade do serviço oferecido à população e projeta um futuro mais eficiente para os pernambucanos”, disse ela. 

Para o prefeito João Campos, o transporte público deve ser tratado como prioridade. “O Recife sabe o valor do metrô. Ele não é apenas trilho e trem: é dignidade, é tempo de vida devolvido a quase 180 mil pessoas todos os dias. Durante muito tempo, o Brasil deixou de enxergar o transporte público como prioridade, e isso teve consequências graves. Estações degradadas, rede comprometida, perda de conforto e segurança. Foi preciso o presidente Lula voltar à Presidência para o Brasil voltar a ser olhado por inteiro. Agora temos uma mudança real de perspectiva: o metrô do Recife volta a ter futuro”, pontuou ele. 

MELHORIAS JÁ OU DEPOIS?

E as melhorias no Metrô só vão ocorrer após todo este processo for concluído?… Não, as medidas neste sentido já estão autorizadas a começar, informou o ministro Jader Filho (Cidades). 

Até dezembro de 2026 serão disponibilizados R$ 57 milhões para obras civis, recuperação de coberturas e contratação de serviços para melhorar as condições de conforto e segurança nas estações.  Além disso, a CBTU promoverá o reforço da frota com a incorporação de 11 trens, adquiridos ou transferidos de outras praças de operação da empresa. O objetivo é dar mais qualidade, conforto e segurança aos usuários.

A Rede Metroferroviária da Região Metropolitana do Recife (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe) possui 71,4 km de trilhos, 5 linhas e 37 estações, transportando entre 160 mil e 180 mil passageiros por dia.

É importante destacar que não haverá aumento de tarifa e que os empregos dos trabalhadores da CBTU, em Pernambuco, serão preservados, segundo o governo federal.

ATUALIZAÇÃO

Nesta quarta-feira (17), o Sindicato dos Metroviários divulgou nota criticando as decisões anunciadas na véspera em Brasília, em reunião do presidente Lula com a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos, entre outras autoridades. O projeto prevê a estadualização do Metrô, para uma posterior privatização, em 2027. De acordo com o sindicato, trata-se de uma “proposta frágil, improvisada e equivocada”.

Confira a íntegra da nota do Sindicato:

“O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco – SINDMETROPE vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à atitude do Governo Federal, sob a presidência do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao assinar um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado de Pernambuco, chefiado pela governadora Raquel Lyra, sem qualquer diálogo prévio com a categoria metro-ferroviária do Recife, que historicamente sempre esteve na linha de frente da defesa do Presidente Lula, do metrô público e dos interesses do povo trabalhador

Na tarde desta terça-feira, 16, o Presidente Lula e sua equipe, em reunião com lideranças do governo estadual e municipal — a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos — anunciaram investimentos na ordem de R$ 4 bilhões para o sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife.

Entretanto, ao analisar o conteúdo anunciado, fica evidente a fragilidade, a improvisação e o caráter equivocado dessa proposta. A curto prazo, foram anunciados cerca de R$ 150 milhões, destinados à compra de 11 composições usadas, vindas de outros estados, muitas delas em condições precárias de uso, além da aquisição de alguns ônibus elétricos para suprir, de forma emergencial, o período de recuperação do sistema.

Enquanto isso, o Governo Federal, por meio do BNDES, ficará responsável por gerir esses investimentos emergenciais e por conduzir o processo de audiências públicas, que, na prática, já apontam para a concessão do metrô à iniciativa privada. Segundo o cronograma anunciado, em 2026 haverá tentativas paliativas de melhoria do sistema, da forma mais improvisada e inadequada possível, para que, ao final de 2026, o Governo do Estado lance o edital de concessão, com a privatização prevista para 2027.

O SINDMETROPE entende que essa proposta representa uma afronta ao povo pernambucano, que depende diariamente do metrô do Recife para trabalhar, estudar e viver. Os caminhos anunciados pelo Governo Federal, especialmente sob a condução do ministro Rui Costa, configuram um grave equívoco político e administrativo. Essa estratégia não resolve a situação do metrô — ao contrário, tende a agravar ainda mais o caos existente.

Alertamos, com extrema responsabilidade, que o risco iminente de um acidente grave, inclusive com vítimas fatais, foi praticamente anunciado nesta tarde, diante da opção por soluções improvisadas, material rodante sucateado e pela transferência da responsabilidade pública para o setor privado. Tratar um sistema essencial como o metrô do Recife dessa forma é uma irresponsabilidade com a vida da população usuária.

Reafirmamos que continuaremos lutando por um sistema metro-ferroviário que garanta o ir e vir da população com segurança, sob o comando do governo federal e com tarifa zero.

Luiz Soares de Oliveira
Presidente do SINDMETROPE”

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Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor