Tem alguma coisa acontecendo na China agora em outubro? Coincidentemente, cinco comitivas com autoridades estaduais, parlamentares, prefeitos, secretários estaduais e empresários do Brasil desembarcaram no país neste mês. Entre os políticos, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), e o 1º vice-presidente do União Brasil, ACM Neto (BA), cada um em uma comitiva específica. Em duas outras missões, sem políticos, participaram o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, e a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros.
Confira as missões:
- Do governo de Pernambuco: de 14 a 22 de outubro. Raquel Lyra viajou à China acompanhada de seis secretários. “Essa missão é uma oportunidade de ampliar a presença do Estado em um dos maiores mercados consumidores do mundo, diversificando nossa pauta exportadora e abrindo espaço para novos negócios nas áreas de energia, tecnologia e agronegócio”, explicou ela. Depois da China, a comitiva pernambucana segue para a Dinamarca (22 a 28/10)
- Do União Brasil (em parceria com a Fundação Índigo, do partido): de 18 a 30 de outubro. Entre os participantes, o presidente nacional do União, Antonio Rueda, o 1º vice-presidente nacional, ACM Neto (BA), o prefeito de Mossoró (RN), Allyson Bezerra, senadores, deputados, prefeitos e lideranças políticas. “Nossa convicção é a de que a Missão Brasil–China 2025 representará um passo significativo na consolidação de uma visão compartilhada de futuro, fundada em desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e no estreitamento das relações de amizade e confiança mútua entre Brasil e China”, disse ACM Neto, que é presidente da Fundação Índigo.
- Do governo do Rio Grande do Norte: de 13 a 21 de outubro. Liderada pelo vice-governador Walter Alves, a comitiva inclui o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), que é vice-presidente da Assembleia Legislativa do RN e presidente da Frente Parlamentar Rio Grande do Norte-China, secretários e cinco prefeitos (dos municípios de Galinhos, Macaíba, Nísia Floresta, Pau dos Ferros e Touros). O objetivo da Missão, segundo Walter Alves, é “abrir novas portas do desenvolvimento do Rio Grande do Norte e fortalecer parcerias com um dos maiores mercados do mundo”.
- Da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, FIERN: de 16 a 27 de outubro. Missão formada por 23 lideranças industriais do estado, e liderada pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz. “Esperamos retornar ao estado com uma visão mais estratégica e global, fortalecendo não apenas as empresas, mas todo o ecossistema industrial do Rio Grande do Norte”, afirmou ele.
- Missão Empresarial Estratégica à China: de 8 a 17 de outubro. Organizada pelas empresas Blue Aspirations, Mingyang Smart Energy e DNV, com apoio da Shizen Energy. Participação de representantes do setor público e privado. Na programação, visita a uma das maiores feiras do mundo na área da energia eólica, a 8ª Offshore Wind Asia Summit (OWA 2025). “Participar de um encontro dessa magnitude representa não apenas acompanhar as inovações, mas também entender os caminhos que o mundo está traçando para um modelo energético mais limpo, seguro e conectado – visão que orienta as ações do Ceará nesse campo”, destacou a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros.
Veja abaixo vídeo do vice-governador do RN, Walter Alves, gravado na China: