A fabricação do primeiro SUV 100% elétrico do país será feita no Ceará, iniciando as operações do Polo Automotivo de Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza. “Isso é uma conquista histórica para o Ceará”, disse nesta terça-feira (10/9), em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, que foi governador do estado por dois mandatos. “O primeiro carro elétrico da GM no Brasil será cearense”, comemorou ele, parabenizando o governador Elmano de Freitas (PT) “pela conquista”.
O modelo é o Chevrolet Spark EUV, da GM (General Motors), que chega com a proposta de ser uma espécie de “SUV elétrico popular”. A missão do Spark EUV cearense é “democratizar a eletrificação”, disse Paula Saiani, diretora de marketing de produto da GM na América do Sul.
O carro já é vendido hoje no Brasil, mas importado, com preço de tabela de R$ 159.990. A previsão é que a montagem do automóvel no Ceará tenha início em novembro próximo.
O Polo Automotivo de Horizonte fica no local onde antes funcionava a fábrica da Troller (Ford), fechada em 2021.
“A decisão da GM de produzir um SUV elétrico acessível no Brasil, em parceria com uma empresa local, é um movimento estratégico para se antecipar no mercado de eletrificação”, analisa Tarcísio Araújo, do blog Mecânica Online (mecanicaonline.com.br), especializado no setor automotivo. “A marca entende que, para popularizar a tecnologia, é preciso ir além da importação e criar uma cadeia produtiva no país, tornando o produto mais competitivo e confiável”, completou.
INVESTIMENTO E EMPREGO
O Polo Automotivo de Horizonte, onde será produzido o SUV da GM, é uma planta multimarcas. O investimento na sua primeira fase foi de R$ 400 milhões. A capacidade de produção é de 80 mil veículos por ano, com expectativa de gerar até 9 mil empregos de alta qualificação no estado.
Anunciado em agosto do ano passado, tem como âncora a Comexport, maior empresa de comércio exterior e suply chain (cadeia de suprimentos) do Brasil. Algumas das marcas que atuam no país por meio da Comexport são: Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.

“É uma grande conquista receber uma empresa do porte da GM como pioneira nesse projeto que inaugura um novo ciclo de inovação, desenvolvimento e geração de empregos para o nosso estado”, disse o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa, a produção do Spark no Ceará permitirá uma maior competitividade de preços no mercado. “Vai estimular a formação de uma cadeia regional de fornecedores peças, baterias, softwares, componentes elétricos e híbridos. O impacto esperado, além de econômico, será tecnológico, com atração de centros de pesquisa e startups ligadas à mobilidade inteligente, fortalecendo o ecossistema local de inovação”, avaliou ele.
BAHIA E PERNAMBUCO
Outro estado do Nordeste com protagonismo na fabricação de carros elétricos é a Bahia, com indústria da chinesa BYD em Camaçari (Região Metropolitana de Salvador). Em julho passado, a BYD apresentou o modelo Dolphin Mini 100% feito na Bahia – o veículo foi produzido em caráter experimental, para apresentação. O carro é um hatch compacto, e por enquanto sua comercialização no Brasil é por importação.
Tanto em Camaçari (BA) quanto em Horizonte (CE), a produção é do tipo SKD, em que os veículos são importados prontos, mas desmontados, e finalizados nas fábricas locais.
Em Pernambuco tem o Polo Automotivo da Stellantis, em Goiana (Zona da Mata do estado), obra conquistada pelo governador Eduardo Campos (PSB), em 2012, e inaugurada pelo governador Paulo Câmara (PSB), em 2015. A unidade fabrica os modelos picape Ram Rampage, Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro, com motores a combustão (gasolina e etanol). Em agosto passado, atingiu a marca de 2 milhões de carros produzidos. Para 2026, a empresa já anunciou a produção de veículos com a tecnologia Bio-Hybrid, que combina os motores a combustão com eletrificação.