A disputa Brasil x Argentina saiu das quatro linhas do gramado e foi parar no turismo. Com a matéria “Brasil festeja gracias a la Argentina”, o jornal argentino Clarín atribui ao país participação decisiva no recorde brasileiro de turistas internacionais em 2025.
A lógica deles? Dos 9 milhões de turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil este ano, um terço veio das terras de nossos hermanos. Foram 3,1 milhões de argentinos, aumento de 82,1% em relação ao ano passado, conforme dados da Embratur.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o recorde como quem ganha um título. “É mais um recorde histórico. É um número espetacular. O Brasil, que nunca havia chegado a 7 milhões, está chegando a 9 milhões em um ano, um aumento de mais de 40% comparado ao ano passado”, afirmou.
Tudo muito bom, tudo muito bem, porém, na ótica dos argentinos, de acordo com o raciocínio da matéria do Clarín, o recorde é nosso, mas o “passe” foi deles…
ARGENTINOS LIDERAM TAMBÉM EM PERNAMBUCO
O principal destino dos argentinos no Brasil é Florianópolis, mas em Pernambuco eles também ocupam o primeiro lugar entre os turistas internacionais que visitam o estado, com pouco mais de um terço do total, segundo a Empetur. O crescimento nos primeiros 10 meses do ano foi de 268% em comparação com igual período do ano passado. Cerca de 28 mil argentinos desembarcaram em Pernambuco de janeiro a outubro, número que deve ficar entre 34 mil e 35 mil quando forem computados os meses de novembro e dezembro.
E a tendência é seguir crescendo. Três companhias já operam a rota Argentina – Recife: a Gol, JetSMART (empresa aérea low cost, que estreou seus voos em julho) e Latam, que começou seu voo agora em dezembro.
No caso da Gol, os voos são para Buenos Aires e Córdoba. Os da JetSMART e Latam são para Buenos Aires.



