Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

João Campos durante visita a Abreu e Lima (Foto: Edson Holanda)

João Campos critica governo Raquel e diz que pretende ser “o melhor governador da história de Pernambuco”

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo estadual, João Campos (PSB), afirmou neste sábado (27) em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, que pretende disputar o cargo para ser “o melhor governador da história de Pernambuco”. Ele  usou as ações de sua gestão na capital como argumento para propor iniciativas inéditas no estado.

Durante a agenda, João apontou o que classifica como ausência de planejamento e fraqueza política da atual administração estadual no Litoral Norte. Ele contrastou o cenário atual com o período em que o PSB governou o estado, apontando que a atração de empreendimentos como o polo automotivo, a Hemobrás, a Vivix e as indústrias cervejeiras remete “a um desenvolvimento que não foi o atual governo que trouxe”. Numa indireta contra a gestão de Raquel Lyra (PSD), disse que o objetivo de sua candidatura é “fazer os próximos 30 anos melhores do que esses que a gente passou”, criticando o que chamou de ações eleitoreiras para dar sobrevida a uma gestão sem entregas.

Em entrevista a uma rádio local, o pré-candidato declarou: “O que a gente viu é um governo que passou muito tempo sem trabalhar e, quando chega no ano eleitoral, tenta fazer algum movimento. Mas movimento é diferente de resultado. Uma coisa é você se movimentar. Outra coisa é você dar resultado, inaugurar obra. Eu fiz 107 creches no Recife. Ela prometeu 250 e fez cinco no estado. O que aconteceu no estado foi muita promessa e pouco resultado. A sensação que eu tenho é que o Governo do Estado tenta se mexer, mas não consegue fazer gol”.

Como exemplos de projetos de seu grupo político, Campos citou os programas de intercâmbio Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, e o Recife no Mundo, de sua própria gestão. “Eu não virei prefeito do Recife para fazer o que sempre foi feito. Eu virei prefeito para fazer o que nunca foi feito e fazer pela primeira vez o que as pessoas achavam que era difícil fazer. E eu conto isso para vocês entenderem que eu não estou botando meu nome para disputar o Governo do Estado para fazer a mesma coisa. Eu estou botando meu nome para ser o melhor governador da história de Pernambuco”, disse.

O pré-candidato defendeu a criação de um modelo prático de governança para a Região Metropolitana, relatando dificuldades enfrentadas em áreas de divisa entre municípios que demandavam mediação do Executivo estadual. “É preciso fazer uma governança metropolitana de verdade. Não vai ser aquela coisa de chamar os prefeitos para uma conversa e não fazer nada. Tem que ter para discutir os limites, os serviços de limpeza, de iluminação e saúde dessas áreas limítrofes. Eu vou criar uma instância de governança metropolitana permanente, para a gente discutir as ações do estado e entrar como mediador da interlocução entre os municípios”, detalhou.

A comitiva em Abreu e Lima incluiu o prefeito Flávio Gadelha (PSB), o pré-candidato a deputado estadual Flávio Gadelha Filho (MDB), o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e os deputados Pedro Campos (PSB), Mário Ricardo (Podemos) e Francismar Pontes (PSB). O grupo realizou uma caminhada pela feira nova, visitou o Mercado Municipal e passou pela unidade móvel do programa federal Agora Tem Especialistas. Esta foi a segunda agenda de João Campos no município nesta pré-campanha.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor