O Recife acaba de ganhar um espaço privilegiado em uma das vitrines jornalísticas mais respeitadas do mundo. A NPR, rede pública de rádio sediada em Washington, é referência internacional em reportagens e conhecida por transformar notícias em grandes histórias.
Na matéria, publicada em 15/02, a repórter Carrie Kahn mergulha na efervescência do nosso Carnaval e mostra como a cidade vive um momento duplo de euforia: a entrega total à folia e a torcida vibrante pelo filme O Agente Secreto na corrida pelo Oscar. As fotos são da pernambucana Brenda Alcântara.
Intitulada “Temporadas de carnaval e premiação se cruzam enquanto o Brasil torce por seu filme indicado ao Oscar” (numa tradução livre), a reportagem afirma que o “Recife já foi a potência cinematográfica do Brasil na década de 1920 e abriga algumas das instituições culturais mais antigas do país, segundo Ernesto Barros, Programador do Departamento de Cinema da Fundação Joaquim Nabuco”.
Não faltou, claro, menção à Perna Cabeluda (“Hairy Leg”, no texto original).

TRECHO DA REPORTAGEM
“RECIFE, Brasil — A grande noite de Hollywood ainda está a um mês de distância, mas a campanha pelo Oscar está a todo vapor, especialmente no Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, o país sul-americano tem um forte candidato aos principais prêmios do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator. E, mais uma vez, o Brasil também está na disputa pelo prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional — uma categoria que não via vitórias consecutivas do mesmo país desde a sequência da Dinamarca no final dos anos 1980.
O esperançoso deste ano é o thriller político The Secret Agent, ambientado em 1977, durante a ditadura militar do Brasil. O filme se passa no Recife, cidade costeira do Nordeste do Brasil onde grande parte do filme foi filmada.”
Confira a matéria aqui: ‘The Secret Agent’ — not so secret in Recife, Brazil : NPR



