Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Números da Embratur em 2026 confirmam que o Carnaval de Pernambuco se mantém como um dos grandes atrativos para os turistas, tanto nacionais quanto internacionais (Foto: Diego Nigro/PCR)

Recife ultrapassa Salvador e lidera ranking regional do transporte aéreo; Nordeste tem o maior crescimento do país

O Aeroporto Internacional do Recife cresceu 42% na movimentação de passageiros entre 2015 e 2025 e superou o de Salvador (BA) na liderança do ranking regional. Foram 9,2 milhões de viajantes transitando pelo aeroporto da capital pernambucana em 2025, contra 7,3 milhões em Salvador.  No levantamento anterior, de 2015, Salvador estava em primeiro lugar. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados nesta segunda-feira (9/02). 

Já o Nordeste cresceu mais que todas as outras regiões, em termos proporcionais. Os aeroportos nordestinos receberam mais de 39 milhões de passageiros em 2025, um aumento de 11,2% em relação a 2015. 

Anotem aí: O crescimento do Nordeste no setor foi maior que o do Sudeste (10,7%) e do Sul (1%). 

O Centro-Oeste e o Norte tiveram queda no fluxo de passageiros, de 11% e 7%, respectivamente. 

Na opinião do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem a combinação entre a recuperação econômica e os investimentos no setor. “A melhoria na infraestrutura ocorrida nos últimos anos e a retomada da economia são fatores que explicam este crescimento no transporte aéreo brasileiro. Onde há um aeroporto, há potencial para desenvolvimento socioeconômico, há estímulo a novos negócios e ao turismo”, afirmou.

CRESCIMENTO DA REDE DE AEROPORTOS

De 2015 a 2025, o total de cidades atendidas por voos comerciais no Nordeste subiu de 26 para 41, impulsionado pela forte demanda turística.

Uma dessas cidades é Cruz (CE), porta de entrada para as praias de Jericoacoara. O aeroporto de Cruz, que não operava voos comerciais em 2015, está hoje integrado à malha nacional e recebeu mais de 260 mil passageiros em 2025. 

RANKING REGIONAL

Entre as cinco cidades com maior movimentação de passageiros no Nordeste, quatro são capitais e uma do interior. 

Ranking de passageiros nos aeroportos nordestinos:

1º Recife (PE): 9,2 milhões 

2º Salvador (BA): 7,3 milhões

3º Fortaleza (CE): 5,5 milhões

4º Maceió (AL: 2,8 milhões

5º Porto Seguro (interior da BA): 2,4 milhões

CRESCIMENTO CONTINUA EM 2026

Os números continuam positivos para o Recife e Pernambuco em 2026. O Carnaval é um dos grandes atrativos para os viajantes. A Embratur anunciou, em 30/01, que o número de bilhetes internacionais emitidos para o período carnavalesco no estado teve um crescimento de 49% em relação ao ano passado. O total supera a média nacional, que registrou uma procura de bilhetes 21% maior que em 2025.

Segundo a Embratur, a maioria dos turistas estrangeiros que vêm curtir o carnaval de Pernambuco são da América do Sul e da Europa. O Uruguai apresenta o avanço mais significativo proporcionalmente, com 76% de aumento. A Argentina aparece logo depois, com um crescimento de 69% nas emissões em relação ao mesmo período do ano anterior. Na sequência está Portugal, com 11% a mais que no ano passado. 

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor