O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quarta-feira (4), a programação do Carnaval 2026 e as ações destinadas à segurança dos foliões. Sob o tema “A gente é festa”, a edição deste ano celebra a identidade cultural e a tradição do estado. O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada na área externa do Museu do Estado (nas Graças), no Recife, e contou com a participação da secretária de Cultura, Cacau de Paula, e dos secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social) e Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer).
A festa homenageia quatro artistas pernambucanos que representam a diversidade da música local: o fenômeno do piseiro João Gomes; o precursor do Manguebeat, Chico Science; a “Rainha do Carnaval de Pernambuco”, Nena Queiroga; e o mestre do frevo, Maestro Duda, que celebra 90 anos de vida e dedicação à música.
“Sempre acho que o próximo Carnaval será o mais incrível e o melhor da história. Tenho uma música que diz ‘eu só quero ser feliz e espalhar minha alegria por todo o país’ e agora, como homenageada, continuo carregando essa missão”, comentou a cantora Nena Queiroga. Já o Maestro Duda, que completou 90 anos, celebrou o reconhecimento de seu trabalho: “Estou há 90 anos e 40 dias levando o frevo para o povo, e momentos como esse são únicos. Não esperava ser homenageado. Foi muita emoção”.
A grade da programação tem 98% dos artistas pernambucanos, e 80% das apresentações são dedicadas a expressões da cultura popular, como maracatus, orquestras de frevo e afoxés.
O investimento anunciado para a folia foi de R$ 87,2 milhões, valor que representa um crescimento de 114% em relação ao ano anterior. A projeção do governo do estado é que a receita turística chegue a R$ 3,5 bilhões, com a recepção de cerca de 2,5 milhões de visitantes.
“Todo o Governo de Pernambuco está reunido para fazer deste o maior e melhor Carnaval do mundo. É uma festa que está no coração do nosso povo. Teremos o apoio do Estado em mais de 100 municípios, colaborando para a interiorização do Carnaval, democratização do acesso à cultura e fortalecimento da economia criativa”, disse a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.
SEGURANÇA
Mais de três mil PMs recém-nomeados (os “laranjinhas”) vão estar nas ruas nos dias de Carnaval. O videomonitoramento para a edição 2026 do Carnaval foi outro ponto destacado pelo governo. O número de câmeras passou de 40, no ano passado, para 325 câmeras fixas e 360º, instaladas nos principais polos do estado.
Haverá também o uso de drones com tecnologia de ponta. Serão 11 equipamentos operando em nove municípios: Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana, Pesqueira e Triunfo. Os drones funcionam sob chuva e altas temperaturas, voam por até 12 horas quase sem interrupção e contam com zoom de até 200x e câmeras termais de última geração.
No Recife e Olinda a polícia contará com um sistema de reconhecimento facial.
NOVIDADE
A grande inovação deste ano é a abertura oficial através de uma edição especial do Festival Pernambuco Meu País, entre os dias 6 e 8 de fevereiro no Terminal Marítimo do Recife. O evento reúne atrações como Mestre Ambrósio, Orquestra Recife de Bambas, Gabi do Carmo, João Gomes, Alcione, Belo, Gloria Groove, Nação Zumbi, Priscila Senna, Raphaela Santos, Mundo Livre S/A, entre outros nomes que celebram a diversidade musical local e nacional.
Durante os dias de folia (14 a 17 de fevereiro), o festival continuará com polos no Cais do Sertão (Recife) e na Praça do Carmo (Olinda), reforçando o apoio estadual aos polos tradicionais do interior, como Bezerros, Triunfo e Nazaré da Mata.
“Nossos turistas terão a oportunidade de desfrutar dessa festa, que é belíssima, sabendo que independente de onde estiverem, terão diferentes opções de polos e atrações, propagando a nossa cultura popular. As melhorias empreendidas pelo Governo na nossa infraestrutura, desde o desembarque no aeroporto, passando pelas estradas requalificadas, e a recuperação dos espaços públicos, também possibilitaram mais qualidade para que os turistas possam aproveitar ainda mais a festa”, ressaltou o secretário do Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.



