Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Prefeito João Campos anunciou a programação do Carnaval 2026 (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife)

Recife faz “Carnaval do Futuro” com artistas locais e atrações nacionais, como João Gomes e Vanessa da Mata

O Carnaval do Recife terá 50 polos espalhados pela cidade e atrações como João Gomes, Alok, Iza, Liniker, Ludmilla, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, Alceu Valença e Lenine – este será um dos homenageados da edição. O palco principal será o do Marco Zero (Bairro do Recife), onde a folia começa já no dia 11 de fevereiro. 

A programação foi anunciada na manhã desta quinta-feira (22/01) pelo prefeito João Campos (PSB), no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. “Serão cerca de três mil apresentações, 98% dessas apresentações são de artistas da nossa terra. Os grandes cachês são pagos com recursos dos patrocinadores”, informou ele. 

O prefeito comemorou a indicação de quatro Oscars para o filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça. “É o Recife no Oscar. Eu fico literalmente arrepiado porque a gente tenta ser humilde, mas o Recife não deixa”, brincou ele. “Viva a cultura do Recife, viva o Agente Secreto, o cinema, o audiovisual da nossa terra, o frevo!”, completou. 

O longa e o Carnaval recifense terão um reencontro especial no dia 14 de fevereiro, no espetáculo da Orquestra Popular do Recife com as participações de Almério e Flaira e o grupo Guerreiros do Passo. Este show foi apresentado na estreia do filme O Agente Secreto”, no Festival de Cannes 2025.

FOLIA JÁ COMEÇA NESTE DOMINGO (25)

Como parte das prévias recifenses, o Bairro do Recife já tem evento, neste domingo (25), com o desfile do tradicional bloco Eu Acho é Pouco, famoso por sua irreverência política e pela batucada.

A participação do Eu Acho É Pouco integra uma promoção que é uma das novidades do Carnaval 2026 na cidade: o Circuito Leda Alves de Cultura Popular, que já começa a funcionar nas prévias. Com saídas do Cais da Alfândega, no final da tarde, agremiações irão percorrer diversas ruas do bairro até chegar à Praça do Arsenal. A iniciativa visa fomentar ainda mais a cultura do “Carnaval de chão”.

Durante as prévias, os cortejos acontecerão a partir das 17h nas sextas-feiras e das 15h em diante nos sábados e domingos, reunindo mais de 20 agremiações a cada dia. Além dos brinquedos da cultura popular, que são os protagonistas do Carnaval recifense, em suas mais diversas modalidades e variações, de urso a maracatu, boi a afoxé, clube de frevo a caboclinho, os cortejos chamarão até a vizinhança para brincar Carnaval nas ruas do Recife, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos de toda região metropolitana. 

PROGRAMAÇÃO PALCO PRINCIPAL

No dia 11 de fevereiro, no Marco Zero, haverá o Ubuntu, evento que já está na 7ªa edição e reunirá 29 grupos de Afoxé. Com o tema “Deixando legado, pensando no futuro!”, a festa terá a tradicional lavagem da Avenida Rio Branco. Entre dança, música, cores e axé, os cortejos celebram o povo negro e pedem as bênçãos dos Orixás para abrir caminho à festa. O Projeto Ubuntu foi idealizado por Dona Carmem Virgínia, iabassê do Afoxé Ogbon Obá, proprietária do Altar Cozinha Ancestral e uma das homenageadas do Carnaval 2026.

No dia seguinte (12/2) começam os shows do palco principal do Marco Zero. Às 17h30, ocorre o Tumaraca, encontro de Nações de Maracatu de Baque virado que homenageia o “sagrado feminino”, e que contará com as participações especiais de Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli, além de Zezé Motta e do cantor e multi-instrumentista Altay Veloso

Às 19h30 é a vez da apresentação de Lenine, que terá a participação de Anavitória, Os Garotin, Liniker, Maestro Spock e Bongar. 

Às 22h, a principal atração da noite, João Gomes, com o show ‘Dominguinho’, com Jota.Pê e Mestrinho. 

O encerramento, à meia noite, será com show de Priscila Senna. 

Na sexta (13), Maestro Spok abre a noite em companhia de Chico César, Orum, Bongar e Fabiana Cozza celebrando a ancestralidade negra. O restante da noite será comandado por mulheres, com shows de Vanessa da Mata, Iza e Raphaela Santos.

No sábado (14), a Prefeitura irá apresentar, pela primeira vez na cidade, o show que ganhou destaque no Cinèma Paradiso Louvre, durante a estreia de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes 2025. O espetáculo é da Orquestra Popular do Recife, com as participações de Almério e Flaira e o grupo Guerreiros do Passo. A noite será embalada ainda por Liniker e Ludmilla. Na sequência, o brega tomará conta da noite com show de Anderson Neiff e do espetáculo Recife Capital do Brega.

O domingo (15) é dia do mais brasileiro dos ritmos, o samba. A noite será aberta por Karynna Spinelli com as participações de Leyde do Banjo e Neris Rodrigues. Na sequência, a baiana Mariene de Castro se apresenta para o público, que ainda poderá curtir os shows de Pixote e Sorriso Maroto.

Na segunda (16), Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério abrem a noite, que contará ainda com a Nação Zumbi e participação de Devotos, show de Seu Jorge e encerramento por conta de Alok.

A apoteose da festa será, como sempre, na terça-feira (17), para confirmar a tradição do DNA musical pernambucano na despedida do Carnaval. A noite será aberta por Nena Queiroga. Na sequência, Geraldo Azevedo fará a alegria da plateia, que contará ainda com shows de Elba Ramalho e Alceu Valença, antes da apresentação de Maestro Spok e o Orquestrão, que irá sacudir os foliões que quiserem curtir o finalzinho do Carnaval no Marco Zero.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor