Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Deputado Antônio Moraes integra a bancada governista na Assembleia (Foto: Divulgação)

Antônio Moraes afirma que a Caruaruense não tinha dívidas e critica oposição por “ataques” à Raquel Lyra

O deputado estadual Antônio Moraes (PP) disse, nesta quarta-feira (21), que a oposição “manipulou as informações reais” sobre a Viação Caruaruense para “atacar a governadora e tirar proveito político da situação”. Segundo o parlamentar, a empresa não tem débitos pendentes junto ao Detran e todos os ônibus possuem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2025. 

Denúncias publicadas pelo portal Metrópoles (DF), no último dia 14, com base em relatório oficial da EPTI (Empresa de Transporte Intermunicipal de Pernambuco), órgão do governo do estado, afirmou que os ônibus da Caruaruense “rodam sem vistorias há pelo menos três anos e com atraso no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC), exigências que devem ser cumpridas para não colocar em risco a segurança dos passageiros”.  A Caruaruense pertence ao ex-governador João Lyra Neto, pai da governadora Raquel Lyra (PSD). 

Dois dias após a denúncia, a empresa anunciou o encerramento de suas atividades.

Na última segunda-feira (19), o deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil) protocolou na Assembleia Legislativa pedido de impeachment da governadora. 

Nesta quarta-feira, o governo do estado informou que o presidente da EPTI foi exonerado “a pedido”. 

Antônio Moraes é da bancada governista na Assembleia; Romero Albuquerque, da oposição. 

CRISE FINANCEIRA

Os veículos da Caruaruense “passam sempre por revisões diárias e inspeções rigorosas, além de manterem as revisões periódicas sempre em dia”, afirmou Antônio Moraes. “Diante dos relatórios que recebi dos órgãos responsáveis pela fiscalização, a frota de ônibus da Caruaruense há anos é considerada a mais bem cuidada do setor, inclusive rodando mais de 400 mil quilômetros por mês com um percentual de quebra extremamente mínimo e um índice de sinistralidade nas seguradoras ainda mais baixo, algo que pode ser comprovado documentalmente pela facilidade de renovação anual da apólice da empresa”. 

O parlamentar acrescentou que a Caruaruense não tem históricos de processos judiciais, nem na esfera cível nem trabalhista.  Ressalvou, no entanto, que, por conta da crise financeira sofrida nos últimos anos, sobretudo pela dificuldade de concorrência com os transportes por aplicativo na esfera intermunicipal, a empresa teve de encerrar suas atividades e entregar à EPTI as linhas que operava. 

“Infelizmente, a oposição está cega, só pensa em política e eleição, sem ligar para as necessidades do povo de Pernambuco, que tanto usufruiu da Caruaruense, uma empresa que integrou as regiões do Estado. Hoje, eles só pensam em atacar a governadora Raquel Lyra, nem que para isso seja preciso manipular informações e esconder a verdade da população. Mas Raquel é forte, e ninguém conseguirá manchar sua biografia com esse tipo de ataque”, disse Antônio Moraes. “Tudo vai ser esclarecido, como sempre tem sido. Não adianta tentar montar um carnaval de mentiras, porque, no final, o que sempre prevalece é a justiça”, completou.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor