Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Governadora Raquel Lyra (Fonte: Reprodução/Redes Sociais)

Após denúncias de irregularidades, Raquel Lyra anuncia fim das atividades de empresa de ônibus do pai

A Viação Logo Caruaruense, do ex-governador João Lyra Neto, pai da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), vai encerrar as atividades, após denúncias do Portal Metrópoles (DF). “A empresa opera de forma irregular no estado desde o início da gestão da filha. O governo estadual é o responsável pela fiscalização do setor”, afirmou o Metrópoles, em matéria assinada por Izadora Teixeira, no último dia 14. 

Os coletivos estão sem vistorias há pelo menos três anos, alguns têm licenças vencidas desde 2021 e a firma vem funcionando sem Certificado de Registro Cadastral (CRC), que não é pago desde 2020. A base das denúncias citada pelo Metrópoles foi um relatório técnico da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). 

Nesta sexta-feira (16/12), a governadora anunciou que a empresa vai encerrar as atividades. “Tomei conhecimento hoje pela manhã que a empresa entregou as suas linhas à EPTI,  está encerrando as suas atividades. A EPTI vai trabalhar para que a gente não tenha prejuízo à população, para que o sistema continue funcionando e a gente permita a população ter o direito de ir e vir, reunindo os operadores do sistema e garantindo toda a segurança jurídica necessária para que o serviço prestado possa ser garantido à nossa população”, disse Raquel Lyra, em entrevista, no Recife.

Em nota à imprensa, a EPTI afirmou que recebeu ofício da Logo Caruaruense informando que “deixará de operar todas as linhas em atividade no transporte intermunicipal de passageiros”. O passo seguinte será escolher uma empresa substituta para assumir as linhas. 

NOVAS DENÚNCIAS

O Metrópoles voltou a tratar do assunto nesta sexta, informando que a Logo Caruaruense recebeu recursos públicos. “O Portal da Transparência de Pernambuco revela que a Logo recebeu de órgãos do governo R$ 105,2 mil entre 2023 e 2025. O valor é referente ao auxílio-transporte de servidores”, diz o texto, acrescentando: “De acordo com os registros administrativos, a Logo Caruaruense recebeu pagamentos do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM) e, também, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). As contratações ocorreram por meio de empenhos diretos, sem a realização de processo licitatório, ao longo dos anos de 2023, 2024 e 2025, já sob a atual gestão da governadora Raquel Lyra.”

OUTRO LADO

O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) afirmou, em nota, que “os valores citados referem-se à aquisição de vale-transporte, nos termos da Lei nº 7.418/1985”. Esta lei, de acordo com o CTM, “obriga o empregador a fornecer o benefício, com desconto limitado a 6% do salário do funcionário, utilizando recursos oriundos desses descontos salariais”.

“A Logo Caruaruense opera linhas de transporte público intermunicipal em Pernambuco, sendo opção de aquisição de vale-transporte para funcionários que residem fora da região metropolitana. O CTM adquire vale-transporte de forma similar a qualquer empregador (público ou privado), priorizando a cobertura necessária aos deslocamentos de seus colaboradores. Assim, a aquisição de vale-transporte pelo CTM segue estritamente a legislação federal vigente”, explicou o Consórcio.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor