Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Maciel Melo, 63 anos de vida, 45 anos de carreira e muitos sucessos (Foto: Divulgação)

UFPE concede título de Doutor Honoris Causa ao “Caboclo Sonhador”

O cantor, compositor e escritor Maciel Melo recebe nesta quinta-feira (18/12) o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento é aberto ao público e acontece às 16h, no hall do Complexo de Convenções da universidade, no Recife. Quando criança em Iguaracy, no Sertão de Pernambuco, onde nasceu, Maciel Melo era conhecido como “Neguinho de Heleno”, referência ao seu pai, Heleno Louro, agricultor e sanfoneiro. Cresceu, deixou a cidade e nos anos 1980 compôs o seu maior sucesso, “Caboclo Sonhador” (“É a minha Asa Branca”, ele costuma dizer, aludindo à famosa música de Luiz Gonzaga). 

Nesta quinta-feira, ao receber a honraria da UFPE o “Dr. Maciel Melo” culmina a trajetória do “Neguinho de Heleno”, que vendia picolé e engraxava sapato em Iguaracy, e do “Caboclo sonhador”, composta quando ele vivia em São Paulo, correndo atrás dos seus sonhos. 

A proposta do título foi feita pelo Gabinete do reitor Alfredo Macedo Gomes, e aprovada em sessão ordinária do Conselho Universitário, em 1º de dezembro. 

“É uma honra para a Universidade Federal de Pernambuco ter Maciel Melo no rol de nossos doutores Honoris Causa”, disse o reitor Alfredo Gomes. “Maciel Melo vem contribuindo há algumas décadas para a cultura popular nordestina, para a música, poesia, cantoria, e a universidade se sente extremamente honrada em poder trazê-lo para mais perto da gente, para que a gente possa dialogar, ter sua obra estudada na universidade, mas sobretudo neste momento a universidade presta essa grande homenagem a sua história de contribuição, que todo mundo reconhece a grande importância aqui no estado e no Brasil”, completou ele, em entrevista ao jornalista Nill Júnior, do blog www.nilljunior.com.br

Maciel Melo disse que recebeu a notícia do título “com muita surpresa”, e que se sentia “honrado e agradecido” pelo reconhecimento. “Um título como esse é muito importante para qualquer cidadão. Estou há 45 anos na estrada, sempre cantando, fazendo poesia, já rodei esse Brasil todo como violão debaixo do braço. Acho que mereço este título, mas tenho que agradecer à Universidade Federal. Estou muito feliz, a ficha não caiu ainda”, afirmou. 

CARREIRA

Maciel Melo tem 63 anos, dos quais 45 de carreira artística, marcada pela valorização da cultura nordestina e difusão das tradições sertanejas. Tem 15 CDs gravados, dois vinis, dois DVDs e três livros publicados. Composições de sua autoria foram gravadas por artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Xangai, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho. A canção “Caboclo sonhador” estourou no país nos anos 1990 em gravação de Flávio José.

Muitas das músicas dele também foram incluídas em trilhas sonoras de novelas e filmes. Em 1991, ficou em segundo lugar na categoria Traditional Folk do Grammy. O artista também se destaca como autor de obras literárias de crônica, memória e poesia, na atuação em televisão e cinema e na participação em projetos culturais.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor