O Consórcio Nordeste deve escolher nesta segunda-feira (1º/12) seu próximo presidente, durante assembleia geral em Teresina (PI). Embora a eleição não conste na programação oficial, o nome que estará à frente da entidade em 2026 será definido neste último encontro dos governadores da região.
Chegou a vez do Ceará, com Elmano de Freitas, do PT? Nenhuma informação sobre isso foi divulgada até agora, mas os últimos movimentos apontam neste sentido. Fortaleza sediou em setembro a COP Nordeste, importante evento organizado pelo Consórcio, preparativo para a COP30, que ocorreu em novembro, em Belém (PA). Na COP30, Elmano de Freitas foi o representante oficial do Nordeste. Além disso, ele e o atual presidente, Rafael Fonteles (PI), têm atuado em forte sintonia em relação às demandas regionais.
E desde a criação da entidade, em 2019, até hoje o Ceará nunca exerceu a presidência. Os cinco estados que já ocuparam o cargo foram: Piauí (duas vezes, com Wellington Dias e o atual, Rafael Fonteles, ambos do PT), Pernambuco (com Paulo Câmara, PSB, em 2022), Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.
Dos 9 estados do Nordeste, 4 ainda não tiveram o governador como presidente do Consórcio: Ceará, Maranhão, Sergipe e Alagoas.
O surgimento do Consórcio ocorreu durante período de afastamento entre o governo federal (de Jair Bolsonaro) e os chefes do executivo estadual do Nordeste. Essa iniciativa inédita foi “a grande inovação da administração pública brasileira deste século”, segundo Aldemir Freire, diretor de Planejamento do BNB.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Durante o encontro, ocorrerá a divulgação dos projetos selecionados na Chamada Nordeste, o maior investimento em industrialização da história da região.
Os governadores vão lançar o Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), iniciativa em parceria com a Dataprev e a multinacional chinesa Huawei.
Também será divulgado o resultado final da Chamada Nordeste, programa de fomento para investimentos estratégicos na região Nordeste, alinhado à política “Nova Indústria Brasil”, do governo federal. A iniciativa revelou o forte potencial da região para a neoindustrialização: foram 246 propostas recebidas, totalizando R$ 127,8 bilhões em demanda de crédito, volume quase 13 vezes superior à estimativa inicial. Com a seleção concluída, BNDES, BNB, Banco do Brasil, Caixa, Finep, Sudene e o Consórcio apresentarão os projetos selecionados para receber o investimento.
Logo depois acontecerá a apresentação do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), com detalhamento de sua estrutura, objetivos e ações iniciais. O CIAN integra compromissos bilaterais firmados entre Brasil e China e está alinhado ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA 2024-2029), com foco em cinco pilares estratégicos: implantação de infraestrutura avançada para IA no Nordeste; formação de especialistas na área; construção de modelos de IA para desafios regionais; transferência de tecnologia entre Brasil e China; e fortalecimento do ecossistema de inovação, estimulando a atração de investimentos e o desenvolvimento socioeconômico.
Em seguida, serão apresentados dois estudos estratégicos: “Powershoring como estratégia de desenvolvimento”, com o economista Jorge Arbache (iCS), e “Futuro digital do Nordeste”, produzido pelo Banco Mundial.
ATUALIZAÇÃO

O governador eleito para a presidência do Consórcio Nordeste foi Paula Dantas (MDB), de Alagoas. Ele toma posse em fevereiro de 2026. “Assumo este compromisso consciente de que nossa região vive um ciclo de oportunidades. Temos energia limpa, temos gente trabalhadora, temos potencial produtivo, temos avanços sociais consistentes, temos inovação, ciência e tecnologia e, acima de tudo, temos um pacto federativo que precisa estar presente, baseado no diálogo e na responsabilidade. Este é o espírito que nos trouxe aqui e é com esse mesmo espírito que seguiremos juntos em 2026”, disse ele.
Paulo não deve concorrer a nenhum cargo nas eleições de 2026. Elmano de Freitas disputará a reeleição ao governo do Ceará. Ele não participou da assembleia geral do Consórcio, em Teresina. Foi representado pela vice, Jade Romero.



