Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

No ranking nacional, Pernambuco está em 7º lugar e o Ceará em 8º

Pernambuco passa o Ceará e volta a ter o maior rebanho de galinhas do Nordeste

Após dois anos consecutivos no 2º lugar, Pernambuco assumiu a liderança de criação de galinhas no Nordeste, superando o Ceará por uma diferença de 14 mil aves. Os dados são da Pesquisa Pecuária Municipal de 2024 (PPM), realizada pelo IBGE.  O levantamento mostrou também que o município São Bento do Una, no Agreste pernambucano, está em 3º lugar no país em dois indicadores: no rebanho de galinhas e na produção de ovos. 

O total de galinhas de Pernambuco no ano pesquisado (2024) chegou a 16,261 milhões, com um crescimento em relação ao ano anterior de 18,6%.  No Ceará, no mesmo período, o total de galinhas foi de 16,247 milhões, com alta de 4,7%. 

No ranking nacional, liderado por São Paulo (56,7 milhões), Pernambuco fica no 7º lugar, e o Ceará no 8º. 

MUNICÍPIOS

São Bento do Una é destaque entre os municípios do Brasil: vice-líder nacional no total de galináceos e 3º lugar no rebanho de galinhas (Foto: Divulgação)

Entre os municípios, São Bento do Una aparece em 3º lugar no Brasil, com 5,9 milhões galinhas, atrás apenas de Santa Maria de Jetibá (ES), com 14,8 milhões, e Bastos (SP), 11,6 milhões. 

Os três municípios ocupam as mesmas colocações no indicador de produção de ovos. 

Na categoria Galináceos (que inclui, além das galinhas, também perus, frangos e codornas, entre outras aves), São Bento do Una está em 2º lugar no Brasil. Em primeiro, Santa Maria de Jetibá. 

Com informações da PPM 2024 e Diário do Nordeste. 

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress