Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Inauguração da nova sede do Extreme Group no Recife, em 23/9 (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife)

Recife é a capital do Brasil com mais estudantes de TI, diz o Censo da Educação Superior

A capital pernambucana é a que tem o maior número de estudantes de TI por habitante, liderando com folga o ranking nacional. Com 717,8 estudantes por 100 mil habitantes, o Recife supera em quase 50% a segunda colocada, Brasília, que registrou 488,7. Os dados são do Censo da Educação Superior 2024, e acabam de ser divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).  O Recife está em primeiro lugar neste indicador há sete anos consecutivos. 

Outro número que chama atenção é o de concluintes, que praticamente dobraram nos últimos dois anos. Passaram de 728 em 2022 para 1.427 em 2024. 

“Quando juntamos esses resultados com o fato de que as três maiores notas de corte dos últimos três anos de um dos vestibulares mais concorridos do País, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), são dos três cursos de tecnologia do Centro de Informática, acima de cursos tradicionais como Medicina e Direito, fica claro que não é só um destaque em termos quantitativos, mas de qualidade na formação profissional dos nossos alunos”, analisou o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do município, Rafael Cunha.

Fonte: Censo da Educação Superior 2024/Inep

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, destacou a importância de formar profissionais unindo excelência e inclusão. “Esse resultado comprova que a combinação entre políticas públicas bem estruturadas, investimento em educação de qualidade e um ecossistema de inovação maduro gera impactos concretos. Recife mostra que é possível formar talentos em larga escala, com inclusão e excelência. É esse modelo que tem colocado a cidade na vanguarda da formação em tecnologia no Brasil e o Porto Digital tem orgulho de ser parte desse movimento transformador”, disse Pierre Lucena.

EMBARQUE DIGITAL

Um dos principais impulsionadores desse crescimento do Recife é o programa Embarque Digital, uma iniciativa que une o Porto Digital e a Prefeitura do Recife. O programa concede bolsas integrais a alunos da rede pública para a formação superior em tecnologia – e o impacto dessa democratização do acesso aos cursos de tecnologia já se vê na participação de mulheres e negros no Recife.  O setor de TI no país, segundo o Porto Digital, tem predominância de homens brancos de classe média alta. Entre os matriculados no Embarque Digital, 32% são mulheres (contra 19% no país) e 60% negros (contra 34% no país).  

“É um programa 100% custeado pela Prefeitura e realizado em parceria com o Porto Digital. A ação democratiza o acesso à formação tecnológica e já se consolidou como um dos principais vetores de inclusão e capacitação em TI, com taxas de evasão mais baixas do que a média nacional e maior participação de mulheres e pessoas negras na área”, afirmou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz. 

Com uma base cada vez maior de profissionais qualificados, e apoiada por um dos maiores parques tecnológicos da América Latina (o Porto Digital), Recife tem atraído investimentos nacionais e internacionais, confirmando-se como um dos mais dinâmicos polos de inovação do país. Nesta terça-feira (23), por exemplo, o Extreme Group, que tem faturamento de mais de 400 milhões/ano, e é uma das empresas parceiras do programa Embarque Digital, inaugurou sua nova sede na cidade e anunciou a abertura de 100 novas vagas para profissionais de tecnologia, por meio do programa GO Recife.   

Desde 2022, quando se instalou no Porto Digital, o Extreme Group expandiu seu número de colaboradores de 600 para 1.500. A empresa hoje é um dos principais empregadores do setor no Nordeste.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress