Entre as medidas devem estar linhas de crédito, incentivos e compras governamentais, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), ao fim de reunião com o presidente Lula, nesta terça-feira (05/07), em Brasília. “O presidente Lula nos tranquilizou, assim como o ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin. Eles disseram que os setores, sobretudo os que geram muitos empregos, serão bastante atendidos por uma gama de medidas que ainda serão anunciadas por Alckmin e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Falo que essas medidas devem envolver, certamente, crédito, incentivos e compras governamentais para garantir a manutenção dos empregos dessas empresas exportadoras”, disse Fonteles. O Consórcio Nordeste é uma entidade que reúne os 9 governadores da região.
No encontro, os governadores relataram os impactos da taxação em setores-chave da economia regional. “Estamos intensificando o diálogo para encontrarmos soluções que minimizem o impacto das sobretarifas previstas para serem impostas pelo governo norte-americano ou até que elas sejam evitadas. Nosso trabalho é garantir a solidariedade ao empresariado e a manutenção dos nossos empregos, principalmente na produção de frutas e do açúcar, que são bastante fortes no nosso Estado”, afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).
A comitiva – que incluiu, além de Rafael Fonteles e Raquel Lyra, os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (Maranhão), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Fabio Mitidieri (Sergipe), além dos vice-governadores Jade Romero (Ceará) e Ronaldo Lessa (Alagoas) – apresentou a Lula os principais setores afetados em cada estado, reforçando a importância de um plano de proteção.
Entre os produtos que ainda estão na lista de taxados encontram-se as frutas, pescados, açúcar, sal, mel, ceras vegetais, pneus e minérios. Segundo Fonteles, esses setores são de extrema importância social e econômica, pois “geram muitos empregos” e impactam milhares de famílias.
A comitiva do Consórcio Nordeste teve ainda reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir medidas de proteção aos estados.

COP NORDESTE
Antes da reunião com Lula, os governadores participaram da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste.
Na ocasião foi anunciada a COP Nordeste, prevista para 18 e 19 de setembro, em Fortaleza (CE), como evento preparatório para a COP 30, que acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
A COP Nordeste terá o objetivo de construir uma agenda regional, unificando o posicionamento dos estados a respeito de temas como transição energética, conservação da Caatinga, justiça climática e economia verde.
Também houve a apresentação de um estudo inédito do Banco Mundial, tratando do posicionamento do Nordeste como potência global em economia digital de baixo carbono, com qualificação profissional, investimentos em infraestrutura e instalação de data centers e expansão da conectividade.