Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Governadores do Nordeste com Lula, em Brasília, nesta terça-feira (05) (Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República)

Lula promete a governadores do Nordeste medidas para ajudar estados contra o tarifaço 

Entre as medidas devem estar linhas de crédito, incentivos e compras governamentais, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), ao fim de reunião com o presidente Lula, nesta terça-feira (05/07), em Brasília. “O presidente Lula nos tranquilizou, assim como o ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin. Eles disseram que os setores, sobretudo os que geram muitos empregos, serão bastante atendidos por uma gama de medidas que ainda serão anunciadas por Alckmin e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Falo que essas medidas devem envolver, certamente, crédito, incentivos e compras governamentais para garantir a manutenção dos empregos dessas empresas exportadoras”, disse Fonteles. O Consórcio Nordeste é uma entidade que reúne os 9 governadores da região. 

No encontro, os governadores relataram os impactos da taxação em setores-chave da economia regional. “Estamos intensificando o diálogo para encontrarmos soluções que minimizem o impacto das sobretarifas previstas para serem impostas pelo governo norte-americano ou até que elas sejam evitadas. Nosso trabalho é garantir a solidariedade ao empresariado e a manutenção dos nossos empregos, principalmente na produção de frutas e do açúcar, que são bastante fortes no nosso Estado”, afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). 

A comitiva – que incluiu, além de Rafael Fonteles e Raquel Lyra, os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (Maranhão), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Fabio Mitidieri (Sergipe), além dos vice-governadores Jade Romero (Ceará) e Ronaldo Lessa (Alagoas) – apresentou a Lula os principais setores afetados em cada estado, reforçando a importância de um plano de proteção. 

Entre os produtos que ainda estão na lista de taxados encontram-se as frutas, pescados, açúcar, sal, mel, ceras vegetais, pneus e minérios. Segundo Fonteles, esses setores são de extrema importância social e econômica, pois “geram muitos empregos” e impactam milhares de famílias. 

A comitiva do Consórcio Nordeste teve ainda reunião com o  ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir medidas de proteção aos estados. 

Raquel Lyra com o ministro Haddad, no encontro em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

COP NORDESTE

Antes da reunião com Lula, os governadores participaram da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. 

Na ocasião foi anunciada a COP Nordeste, prevista para 18 e 19 de setembro, em Fortaleza (CE), como evento preparatório para a COP 30, que acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). 

A COP Nordeste terá o objetivo de  construir uma agenda regional, unificando o posicionamento dos estados a respeito de temas como transição energética, conservação da Caatinga, justiça climática e economia verde. 

Também houve a apresentação de um estudo inédito do Banco Mundial, tratando do posicionamento do Nordeste como potência global em economia digital de baixo carbono, com qualificação profissional, investimentos em infraestrutura e instalação de data centers e expansão da conectividade.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress