Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Política e economia de Pernambuco e do Nordeste

Senador fez as afirmações durante entrevista à CNN (Reprodução)

Flávio Bolsonaro diz que “situação deve ser encarada como negociação de guerra” e insinua “rendição” do Brasil 

Em entrevista à CNN, o senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) fez afirmações que na prática significam um pedido de “rendição” do Brasil à imposição do tarifaço do governo Trump a produtos brasileiros. Cobrou anistia aos réus dos atos golpistas do 8/1 e aos acusados de participarem da chamada “trama golpista”. O Brasil deve fazer isso antes “que caiam duas bombas atômicas no país”, disse ele, numa infeliz analogia com o que houve em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, na II Guerra. 

Vejam aqui vídeo com trechos da entrevista, na CNN (10/07): https://www.instagram.com/p/DL8XzdaM24z/

Transcrição na íntegra da fala do senador no vídeo:

“Como é que sai dessa enrascada agora? A gente vai continuar com nosso orgulho de ser brasileiros, todos nós temos orgulho de ser brasileiros, mas como é que resolve essa situação?

Se você olhar para a Segunda Guerra Mundial, o que é que os Estados Unidos fez [sic] com o Japão? Lança uma bomba atômica para Hiroshima, para demonstrar força. Qual foi a reação do Japão naquela época? Falou: ‘Olha, nós aqui somos patriotas, isso é uma interferência dos Estados Unidos no nosso país, vamos resistir, fora ianques!’ 

Qual foi a consequência três dias depois? Uma segunda bomba atômica, em Nagasaki! Para aí depois, sim, haver, no dia 16 de agosto de 1945, portanto duas semanas depois da primeira bomba, uma rendição formal por parte do Japão!

Então essa situação tem que ser encarada como uma negociação de guerra, sim, onde nós não estamos em condições normais. Nós não estamos em condições de exigir nada por parte do governo Trump. Ele vai fazer o que ele quiser independente da nossa vontade.

Cabe a nós termos a responsabilidade de evitar que caiam duas bombas atômicas aqui no Brasil, para depois nós anunciarmos que vamos fazer anistia, para depois nós anunciarmos – que eu acho que é uma segunda coisa que ele vai querer também colocar na mesa da negociação, porque é o que está na carta dele, que é a questão da – liberdade de expressão nas redes sociais”.

Compartilhar: 

Foto de Vandeck Santiago
Vandeck Santiago
Jornalista e escritor
plugins premium WordPress